Acerca do vocábulo “onde” no título “Onde o Direito e a Lit...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q787800 Português
Texto I para responder à questão.

Onde o Direito e a Literatura se encontram 

  “Porque esse é o meu nome! Porque não posso ter outro em minha vida! Porque estaria mentindo e assinando mentiras. Porque não valho a poeira dos pés daqueles que mandou enforcar! Eu já dei a minha alma ao Senhor, deixe-me ficar com meu nome!”. A citação acima foi retirada da obra As Bruxas de Salém, de Arthur Miller, que também foi tema de filme, lançado em 1996. O trecho em questão, porém, também foi utilizado como argumentação em uma decisão judicial a favor da autora que reclamava de atentado à honra. 
  A argumentação não só mostra como a Literatura ajuda a fundamentar a realidade, mas como o próprio Direito se utiliza dessa ferramenta para interpretar a sociedade. Essa relação entre Direito e Literatura pode ser analisada de três formas: o Direito na Literatura; o Direito da Literatura, que trata dos direitos do autor ou de uma obra e de temas relacionados, como a liberdade de expressão; e, ainda, a utilização de práticas da crítica literária para compreender e avaliar os direitos, as instituições e procedimentos judiciais, o que seria o Direito como Literatura. 
  Esta última relação do Direito com a Literatura, como explica Vera Karam, professora da disciplina de Direito e Literatura da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é o estudo de temas jurídicos – e da própria realidade em que estão inseridos – com a ajuda das obras literárias. “A Literatura surge como uma metáfora que o direito usa para tentar articular uma boa solução para aquilo que é chamado a responder”, explica. [...]
  “O aplicador do direito é constantemente demandado a dar respostas a conflitos concretos e diversos, e a Literatura justamente abre um espaço de reflexão e de ação mais crítico, porque é mais sensível às especificidades do humano”, aponta Vera.
  
“A Literatura amplia os horizontes, já que possibilita ao leitor experimentar, de um modo seguro, situações que ele provavelmente jamais viveria. A boa literatura estimula a reflexão e desperta o senso crítico”, complementa Lenio Streck, procurador de Justiça do Rio Grande do Sul e professor de Pós-Graduação em Direito na Unisinos-RS. 
  Para Vera, além de trazer novas perspectivas aos operadores do Direito, a Literatura antecipa temas relacionados ao universo jurídico. “A ficção literária tem essa riqueza, essa sutileza, essa sensibilidade que permite que o Direito às vezes fique até mais bem preparado para o enfrentamento de conflitos que seriam inimagináveis fora da ficção”, diz.
  A linguagem, que no Direito encontra suas especificidades e na Literatura é registrada de maneira mais diversa e livre, também é apontada pelos especialistas como um ponto-chave da interpretação jurídica por meio das obras. “Olhando a operacionalidade, a realidade não nos toca, as ficções, sim. Com isso, confundimos as ficções da realidade com a realidade das ficções. Ficamos endurecidos. A Literatura pode ser mais do que isso. Faltam grandes narrativas no Direito, e a Literatura pode humanizá-lo”, finaliza Streck.
(Katna Baran, especial para a Gazeta do Povo 21/03/2013. Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/justica-direito/onde -o-direito-e-a-literatura-se-encontramb2yn714yocf2hz62cladr6p1q>Acesso em janeiro de 2017. Adaptado.)  
Acerca do vocábulo “onde” no título “Onde o Direito e a Literatura se encontram”, de acordo com a aplicação e relação estabelecida, é correto afirmar que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

a) Anafórico se refere a um termo antecedente. No caso, o local indicado pelo pronome "onde"  ainda não foi mencionado, sendo catafórico.

b) "donde" é de+ onde, o que não é exigido pelo verbo encontrar

d) não há pergunta, mas afirmação

É uma pergunta direta e não indireta;

Alternativa A - ERRADA

 

_Comentário:

_Anáfora: Se refere a termo anterior da frase (ex: Eu odeio maçãs. Elas me fazem mal)

_Catáfora: Se refere a termo posterior da frase (ex: Eu odeio elas: as maçãs vendidas por José)

 

A Palavra “Onde” é a primeira palavra do título (logo pe a primeira palavra do texto). Logo não tem como ela estar estar se referindo a palavra anterior. Não tem como ter função anafórica

 

OBS: Circunstantes são complementos adverbiais. Portanto, Circunstantes Locativos são complementos adverbiais que se referem á lugar (ex: Nilton morreu em londres)

 

_Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1fora

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cat%C3%A1fora http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/LinguaPortuguesa/artigos/transetividade_reg_verba.pdf

https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

 

Alternativa B – ERRADA

 

_Comentário: “Donde” é forma contraída, variante informal, da expressão “de onde”. No caso do título do texto, não há espaço para a preposição. Ainda que fosse aceitável a variante informal por licença poética, ainda sim, estaria incorreta, já que, a literatura e o direito se encontram “em algum” lugar e não “de algum lugar”. Alternativa incorreta.

 

_Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

 

Alternativa C - CERTA

 

_Comentário: Ao que parece, a banca chamou de modo absoluto o uso do pronome “onde” em substituição ao local não expresso, e não como pronome relativo que retoma o local já mencionado. Veja que é exatamente essa a função do “onde” tanto no título do texto, quanto na frase dada. Portanto, alternativa correta.

 

_Fonte: https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

 

Alternativa D - ERRADA

 

_Enunciado: tal advérbio interrogativo foi empregado em uma pergunta indireta em referência a lugar.

 

_Comentário: para ser um adverbio interrogativo, a frase em questão deveria estar acompanhada de:

_pergunta de interrogação(pergunta direta): Onde o Direito e a Literatura se encontram ?

_algum indicador que mostre isso (pergunta indireta):

eu não sei onde o Direito e a Literatura se encontram / gostaria de saber onde o Direito e a Literatura se encontram

 

Onde, no caso, é advérbio de lugar (que indica origem, como falado na alternativa B)

 

_Fonte: https://www.gigaconteudo.com/pergunta-direta-e-indireta-exemplos

https://www.exponencialconcursos.com.br/trf2-portugues-ajaa-e-ajof/

Aonde : significa `` a que lugar `` e deve ser usado com verbo que indica movimento .ex: aonde ele foi ?( a que lugar ele foi?)

onde : significa `` em que lugar ``  e é usado com verbos que indicam permanência . ex: onde ele está ?( em que lugar ele está ?)

donde :indica origem e significa ``de que lugar `` ex: donde ele veio ? (de que lugar ele veio? )

 

letra C

60% DE ERRO.

 

 

Migos,

Unidos vamos fazer acontecer. Peçam e indiquem para comentário do Professor! Ele sim, pode nos dar uma luz!

Não adianta NADA "comer" os livros do Pestana, do Bechara, da Flávia Rits, do Escambau a 4, saber todas as regras e exceções se não soubermos aplicar as regras ou se nos deparamos com uma banca que trabalha desse jeito...

 

GAB.: c) emprega-se de modo absoluto como visto no verso “Moro onde não mora ninguém”.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo