De acordo com a Resolução n.º 198/2020, julgue o item.A inst...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250020 Arquitetura

De acordo com a Resolução n.º 198/2020, julgue o item.


A instauração da ação de fiscalização somente se dará mediante representação, nos casos em que se verificar a existência de provas ou de indícios de infração à legislação profissional.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão trata da instauração da ação de fiscalização conforme a Resolução n.º 198/2020, especificando as condições para tal. O objetivo é esclarecermos as condições estabelecidas pela Resolução n.º 198/2020 para a instauração da ação de fiscalização.


A afirmativa está incorreta. A Resolução n.º 198/2020 estabelece que a instauração da ação de fiscalização não depende exclusivamente de representação. Pode ocorrer com base em diversas situações, como informações recebidas, denúncias, constatações internas, entre outros fatores.

Contextualização:

A representação é uma forma de comunicação formal sobre uma possível infração à legislação profissional. Entretanto, não é o único meio para iniciar uma ação de fiscalização.

Outras Situações:

A fiscalização pode ser desencadeada por informações obtidas pela própria entidade de classe, denúncias anônimas, constatações durante inspeções regulares, entre outros.

Importância da Abertura:

Essa abertura permite que a entidade atue proativamente na manutenção da ética e qualidade profissional, mesmo sem a necessidade de uma representação formal.

Portanto, a compreensão adequada da Resolução n.º 198/2020 é fundamental para responder corretamente à questão, reconhecendo que a instauração da ação de fiscalização não está restrita à representação.


GABARITO DA BANCA: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a Resolução n.º 198/2020 - Dispõe sobre a fiscalização do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo, sobre as ações de natureza educativa, preventiva, corretiva e punitiva, sobre os procedimentos para instauração, instrução e julgamento de processos e para aplicação de penalidades por infração à legislação vigente:

Art. 22. A instauração da ação de fiscalização pode se dar de ofício ou mediante representação, nos casos em que se verificar a existência de provas ou indícios de infração à legislação profissional.

GABARITO: ERRADO

Assim como os demais processo administrativos, a instauração da ação de fiscalização poderá ocorrer mediante representação [quando há denúncia] ou de ofício [quando o próprio CAU vai fiscalizar e encontra irregularidades]. Ou seja, não é necessário haver representação para haver fiscalização.

Quando o CAU faz fiscalização por contra própria se chama de ofício.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo