De acordo com a Resolução n.º 198/2020, julgue o item.É veda...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2250022 Arquitetura

De acordo com a Resolução n.º 198/2020, julgue o item.


É vedada a emissão de mais de uma notificação considerando a mesma irregularidade, em relação à mesma pessoa física ou jurídica infratora, antes do trânsito em julgado do processo em andamento.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão está relacionada ao procedimento administrativo disciplinar e à emissão de notificações pela entidade responsável, especificamente sob a Resolução nº 198/2020.

A Resolução nº 198/2020 estabelece regras específicas no âmbito do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) sobre o processo administrativo e disciplinar. Ela prevê que não deve ocorrer a emissão de mais de uma notificação considerando a mesma irregularidade em relação à mesma pessoa física ou jurídica infratora antes do trânsito em julgado do processo em andamento.

Essa medida visa assegurar um devido processo legal, evitando a duplicidade de notificações para a mesma infração até que o processo seja finalizado e tenha transitado em julgado. Assim, o candidato deve ter conhecimento sobre as normativas do CAU e suas resoluções para responder adequadamente a questões relacionadas a procedimentos disciplinares na área de arquitetura e urbanismo.


GABARITO DA BANCA: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De acordo com a Resolução n.º 198/2020 - Dispõe sobre a fiscalização do exercício profissional da Arquitetura e Urbanismo, sobre as ações de natureza educativa, preventiva, corretiva e punitiva, sobre os procedimentos para instauração, instrução e julgamento de processos e para aplicação de penalidades por infração à legislação vigente:

Art. 33. É vedada a emissão de mais de uma notificação considerando a mesma irregularidade, em relação à mesma pessoa física ou jurídica infratora antes do trânsito em julgado do processo em andamento.

GABARITO: CERTO

Certo.

Até que o processo administrativo de fiscalização seja julgado, não há necessidade de emitir novas notificações, pois se assim fosse, seriam instaurados vários processos, o que acarretaria sobrecarga sobre o CAU.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo