O documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1372173 Serviço Social
O documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, elaborado pelo Conjunto CFESS-CRESS, tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social.
No Código de Ética Profissional (1993), é correto afirmar que são princípios e valores que orientam o trabalho do/a assistente social na Política de Educação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Letra D

Para entender a questão e a alternativa correta, é fundamental conhecer o Código de Ética do Assistente Social, que foi atualizado em 1993. Este documento estabelece as diretrizes éticas e morais que regem a conduta dos profissionais de Serviço Social.

O trabalho do assistente social na Política de Educação deve ser pautado por princípios e valores éticos que garantam a dignidade e a liberdade dos indivíduos, bem como a igualdade de direitos. A alternativa D está correta porque reforça o compromisso do assistente social com a equidade e a não discriminação em sua prática profissional. Isso significa que os assistentes sociais devem agir de forma imparcial e respeitosa, sem qualquer tipo de preconceito ou discriminação, seja ela relacionada à classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade ou condição física.

Esse compromisso é essencial para a atuação na Política de Educação, pois busca promover um ambiente inclusivo e democrático, onde todas as pessoas tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento.

Portanto, a alternativa D reflete um dos principais pilares do Código de Ética do Serviço Social, que é o respeito à diversidade e a luta contra qualquer forma de discriminação. É um princípio que deve nortear a atuação do assistente social em todos os campos de atuação, inclusive na Política de Educação.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém poderia explicar essa questão? Cadê os professores?

Incrivel! Pagamos para ter um serviço completo, mas recebemos apenas METADE. Deveriam no mínimo haver um comentário explicando o porquê da questão ser certa. Affs

Letra D

O documento “Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação”, elaborado pelo Conjunto CFESS-CRESS, tem como objetivo contribuir para que a atuação profissional na Política de Educação se efetive em consonância com os processos de fortalecimento do projeto ético-político do serviço social.

Os princípios e os valores presentes no Código de Ética Profissional (1993) são:

XI - Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

A educação pode ser considerada um espaço privilegiado para o enriquecimento ou empobrecimento do gênero humano. Assim, na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação pressupõe a referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. (CFESS, 2014, p. 33)

Subsídios para a Atuação de Assistentes Sociais na Política de Educação.

http://www.cfess.org.br/arquivos/BROCHURACFESS_SUBSIDIOS-AS-EDUCACAO.pdf

Correção:

A) a defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida

B) Garantia do pluralismo, através do respeito às correntes profissionais democráticas existentes e suas expressões teóricas, e compromisso com o constante aprimoramento intelectual;

C) Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação (política) e plena expansão dos indivíduos sociais;

D) Exercício do Serviço Social sem ser discriminado/a, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, idade e condição física.

bem confusa essa questão....

Questão passível de recurso.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo