Os atos de improbidade praticados por qualquer agente públ...
( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que importa enriquecimento ilícito, retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, frustrar a licitude de concurso público, exceto quando for para o interesse público. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário, conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Os atos de improbidade administrativa estão sujeitos a penalidades conforme a legislação específica. São consideradas práticas de improbidade aquelas realizadas por qualquer agente público, seja servidor ou não, que atentem contra a administração em todas as suas esferas.
Ato de Improbidade que Importa Enriquecimento Ilícito: Não é considerado enriquecimento ilícito o ato de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Este comportamento está relacionado a atos que violam os princípios da administração pública.
Ato de Improbidade que Causa Prejuízo ao Erário: Adquirir bens de qualquer natureza com valor desproporcional à evolução do patrimônio ou renda do agente público caracteriza um ato de improbidade que resulta em enriquecimento ilícito.
Ato de Improbidade Contra os Princípios da Administração Pública: Frustrar a licitude de concurso público, mesmo sob alegação de interesse público, é um ato que atenta contra os princípios da administração e não possui exceções na Lei de Improbidade Administrativa.
Ato de Improbidade que Causa Prejuízo ao Erário: Conceder benefício administrativo ou fiscal sem seguir as formalidades legais ou regulamentares constitui ato de improbidade que resulta em prejuízo ao patrimônio público.
É de suma importância que os candidatos a concursos públicos compreendam bem os diferentes tipos de atos de improbidade e suas particularidades, conforme descrito em cada artigo da Lei de Improbidade Administrativa.
Referindo-nos à questão apresentada, a resposta correta é a alternativa D - F, V, F, V, indicando que as afirmações um e três são falsas, enquanto as afirmações dois e quatro são verdadeiras.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Se envolver valores financeiros para o agente é enriquecimento ilícito.
Se envolver valores financeiros capazes de gerar prejuízos ao Estado é dano ao erário.
Se não envolver valores financeiros, mas apenas valores morais, então ofende princípios.
GABARITO D
GABARITO: D
(F) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que importa enriquecimento ilícito, retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.
- inciso revogado com a redação dada pela Lei 14.230/2021
(V) Constitui Ato de Improbidade Administrativa adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.
- Literalidade do art. 9, VII, Lei 8.429/92
(F) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, frustrar a licitude de concurso público, exceto quando for para o interesse público.
- Art. 11, V, Lei 8.429/92 - frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, de chamamento ou de procedimento licitatório, com vistas à obtenção de benefício próprio, direto ou indireto, ou de terceiros;
(V) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário, conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.
- Literalidade do art. 10, VII, Lei 8.429/92
VERBOS: receber, utilizar, perceber, adquirir, incorporar, aceitar: enriquecimento ilícito;
VERBOS: facilitar, permitir, doar, realizar, conceder, celebrar, agir: prejuízo ao erário;
VERBOS: revelar, negar, frustrar, descumprir, nomear e as expressões *assédio sexual *tortura de preso em delegacia: princípio da administração
ACRESCENTAMDO:
Enriquecimento ilícito Obs: atente-se nos verbos RECEBER,UTILIZAR, ADQUIRIR...
Ajudei a terceiro - Prejuízo ao erário Obs: atente-se aos verbos PERMITIR, FACILITAR, CONCORRER...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo