Os atos de improbidade praticados por qualquer agente públ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2070107 Direito Administrativo
Os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de cinquenta por cento do patrimônio ou da receita anual, estão sujeitos à Lei de Improbidade Administrativa. A respeito dos Atos de Improbidade Administrativa, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que importa enriquecimento ilícito, retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, frustrar a licitude de concurso público, exceto quando for para o interesse público. ( ) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário, conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Os atos de improbidade administrativa estão sujeitos a penalidades conforme a legislação específica. São consideradas práticas de improbidade aquelas realizadas por qualquer agente público, seja servidor ou não, que atentem contra a administração em todas as suas esferas.

Ato de Improbidade que Importa Enriquecimento Ilícito: Não é considerado enriquecimento ilícito o ato de retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício. Este comportamento está relacionado a atos que violam os princípios da administração pública.

Ato de Improbidade que Causa Prejuízo ao Erário: Adquirir bens de qualquer natureza com valor desproporcional à evolução do patrimônio ou renda do agente público caracteriza um ato de improbidade que resulta em enriquecimento ilícito.

Ato de Improbidade Contra os Princípios da Administração Pública: Frustrar a licitude de concurso público, mesmo sob alegação de interesse público, é um ato que atenta contra os princípios da administração e não possui exceções na Lei de Improbidade Administrativa.

Ato de Improbidade que Causa Prejuízo ao Erário: Conceder benefício administrativo ou fiscal sem seguir as formalidades legais ou regulamentares constitui ato de improbidade que resulta em prejuízo ao patrimônio público.

É de suma importância que os candidatos a concursos públicos compreendam bem os diferentes tipos de atos de improbidade e suas particularidades, conforme descrito em cada artigo da Lei de Improbidade Administrativa.

Referindo-nos à questão apresentada, a resposta correta é a alternativa D - F, V, F, V, indicando que as afirmações um e três são falsas, enquanto as afirmações dois e quatro são verdadeiras.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Se envolver valores financeiros para o agente é enriquecimento ilícito.

Se envolver valores financeiros capazes de gerar prejuízos ao Estado é dano ao erário.

Se não envolver valores financeiros, mas apenas valores morais, então ofende princípios.

GABARITO D

GABARITO: D

(F) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que importa enriquecimento ilícito, retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício.

  • inciso revogado com a redação dada pela Lei 14.230/2021

(V) Constitui Ato de Improbidade Administrativa adquirir, para si ou para outrem, no exercício de mandato, cargo, emprego ou função pública, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional à evolução do patrimônio ou à renda do agente público.

  • Literalidade do art. 9, VII, Lei 8.429/92

(F) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que atenta contra os princípios da administração pública, frustrar a licitude de concurso público, exceto quando for para o interesse público.

  • Art. 11, V, Lei 8.429/92 - frustrar, em ofensa à imparcialidade, o caráter concorrencial de concurso público, de chamamento ou de procedimento licitatório, com vistas à obtenção de benefício próprio, direto ou indireto, ou de terceiros;       

(V) Constitui Ato de Improbidade Administrativa que causa prejuízo ao erário, conceder benefício administrativo ou fiscal sem a observância das formalidades legais ou regulamentares aplicáveis à espécie.

  • Literalidade do art. 10, VII, Lei 8.429/92

VERBOS: receber, utilizar, perceber, adquirir, incorporar, aceitar: enriquecimento ilícito;

VERBOS: facilitar, permitir, doar, realizar, conceder, celebrar, agir: prejuízo ao erário;

VERBOS: revelar, negar, frustrar, descumprir, nomear e as expressões *assédio sexual *tortura de preso em delegacia: princípio da administração

ACRESCENTAMDO:

Enriquecimento ilícito Obs: atente-se nos verbos RECEBER,UTILIZAR, ADQUIRIR...

Ajudei a terceiro - Prejuízo ao erário Obs: atente-se aos verbos PERMITIR, FACILITAR, CONCORRER...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo