A Tirotoxicose é uma síndrome clínica resultante da exposiçã...
A Tirotoxicose é uma síndrome clínica resultante da exposição orgânica a níveis elevados de hormônios tiroidianos circulantes. Qual alternativa está desacordo com a patologia sugerida na questão:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a correta para a pergunta sobre a tirotoxicose. Vamos entender o porquê:
Tirotoxicose é uma condição clínica em que há um excesso de hormônios tireoidianos circulando no corpo, o que pode levar a uma série de manifestações clínicas.
A) A opção trata de algumas das causas de tirotoxicose. De fato, a doença de Graves, tiroidite e hipersecreção de TSH são causas conhecidas. Porém, o adenoma atóxico não é uma causa de tirotoxicose, mas sim de hipotireoidismo, quando não segrega hormônios tireoidianos. Essa parte da alternativa está incorreta, mas a opção como um todo aborda uma questão válida.
B) Os sintomas descritos, como oftalmopatia de Graves e unhas moles, são compatíveis com tirotoxicose, especialmente na doença de Graves, que é uma causa comum. Urticária e alopecia podem ser manifestados, ainda que menos típicos.
C) Esta alternativa descreve adequadamente o perfil hormonal da tirotoxicose: níveis suprimidos de TSH e aumentados de T3 e T4. Isso ocorre porque o corpo tenta compensar o excesso de hormônios tireoidianos reduzindo a produção de TSH.
D) A menção à levotiroxina é incorreta neste contexto, pois a levotiroxina é um tratamento para hipotireoidismo, não para tirotoxicose. A administração de levotiroxina em tirotoxicose não é apropriada, pois ela aumentaria ainda mais os níveis de hormônios tireoidianos.
E) O tratamento cirúrgico, como a tireoidectomia, é de fato uma opção para casos de tirotoxicose, especialmente quando o tratamento medicamentoso falha ou não é possível. Normalmente, tenta-se primeiro o controle com medicamentos antes da cirurgia.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A ALTERNATIVA CORRETA É: D - A dose inicial de levotiroxina deve ser 75mcg.
Justificativa:
A tirotoxicose é uma condição caracterizada pela exposição do organismo a níveis elevados de hormônios tireoidianos (T3 e T4), podendo ter várias causas, como a doença de Graves, adenoma atóxico, tiroidite, e hipersecreção de TSH. O diagnóstico e tratamento adequados são essenciais para controlar a produção hormonal excessiva.
A. Podem ser consideradas causas de tirotoxicose: doença de Graves, adenoma atóxico, tiroidite, hipersecreção de TSH, entre outras.
Correto. Essas são causas típicas de tirotoxicose. A doença de Graves, adenoma atóxico, tiroidite (como a tiroidite subaguda ou pós-parto), e a hipersecreção de TSH (causada por um tumor hipofisário) são algumas das principais causas de excesso de hormônios tiroidianos no organismo.
B. No exame clínico podemos observar, urticária, áreas de alopecia, unhas moles, oftalmopatia de Graves.
Correto. A oftalmopatia de Graves é uma manifestação clássica da doença de Graves, uma das formas mais comuns de tirotoxicose. Outros sinais incluem alopecia, unhas frágeis e, ocasionalmente, urticária (erupções cutâneas), que podem ocorrer em alguns pacientes.
C. TSH encontra-se suprimido, T4, T3 aumentados.
Correto. No quadro de tirotoxicose, o TSH está geralmente suprimido devido à retroalimentação negativa dos hormônios tiroidianos elevados, enquanto os níveis de T3 e T4 estão aumentados.
D. A dose inicial de levotiroxina deve ser 75mcg.
Errado. Levotiroxina é indicada para o tratamento de hipotireoidismo (baixa produção de hormônios tiroidianos) e não é um tratamento para tirotoxicose. Na tirotoxicose, o tratamento inicial visa reduzir os níveis hormonais tiroidianos elevados, e isso é feito com antitiroidianos (como o metimazol ou propiltiouracil), betabloqueadores e, em alguns casos, iodoterapia. A levotiroxina seria indicada em caso de hipotireoidismo, não para tirotoxicose.
E. O tratamento cirúrgico, geralmente, é realizado após controle inicial com terapia medicamentosa.
Correto. Em casos de tirotoxicose não controlada com medicação ou quando há grandes nódulos, a tireoidectomia pode ser indicada. O tratamento cirúrgico é frequentemente realizado após o controle inicial da condição com antitiroidianos ou iodoterapia, dependendo da causa da tirotoxicose.
Resumo:
A dose inicial de levotiroxina não é indicada no tratamento da tirotoxicose. O tratamento da tirotoxicose envolve, inicialmente, o uso de medicamentos antitiroidianos e betabloqueadores, além de possíveis tratamentos mais avançados, como a cirurgia, dependendo da gravidade e da causa da doença.
Pontos chave:
- A levotiroxina não é usada no tratamento de tirotoxicose.
- O tratamento inicial da tirotoxicose envolve antitiroidianos, betabloqueadores e, em alguns casos, iodoterapia.
- Oftalmopatia de Graves é uma manifestação comum de tirotoxicose.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo