Para que o catálogo online de uma biblioteca possa ser comp...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
C) catalogação cooperativa. É o processo em que uma ou mais bibliotecas compartilham seus registros catalográficos por motivos diversos, podendo ser custo, padronização ou economia de tempo. O formato MARC21 é frequentemente utilizado em processos de catalogação cooperativa.
D) protocolo Z39.50. Protocolo de comunicação entre computadores para pesquisa e recuperação da informação.
E) padrão ISO 2709. Padrão que define os requisitos para intercâmbio de registros bibliográficos em formato magnético.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Aquela pegadinha que se não atentar pra noção de campo marc, a gente erra
- Padrão ISO 2709 :
Especifica os requisitos para o formato de intercâmbio de registros bibliográficos que descrevem todas as formas de documentos sujeitos à descrição bibliográfica. Os dados produzidos ficam estruturados de forma a possibilitar o intercâmbio dos registros bibliográficos a que pertencem.
- Protocolo Z39.50:
É o protocolo próprio para recuperação de informação bibliográfica de computador para computador, possibilitando ao usuário de um sistema pesquisar e recuperar informações de outro sistema, ambos implementados neste padrão, além de especificar formatos e procedimentos administrando a troca de mensagens entre um cliente e um servidor, habilitando o cliente a solicitar que o servidor consulte um banco de dados, identifique registros e recupere um ou todos os dados identificados.
- Formato MARC:
Os estudos realizados pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América (LC), sobre a possibilidade de usar os recursos computacionais para automatizar parte de seus serviços internos, foram iniciados na década de 50. O sucesso das ações da LC extrapolou sua abrangência institucional e o desenvolvimento de formatos bibliográficos nacionais gerou preocupação em vários países que começaram a discutir sobre a necessidade de dispor de um formato que permitisse a troca de informações entre instituições, dispensando a elaboração de programas de conversão de registros a cada vez que ocorresse intercâmbio entre essas instituições.
Biblionline, João Pessoa, v. 6, n. 1, p. 53-71, 2010 ISSN – 1809-4775
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo