Considerando a Lei de Licitações (Lei Nº 8.666/93), marque ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1738603 Direito Administrativo
Considerando a Lei de Licitações (Lei Nº 8.666/93), marque a alternativa correta:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: C.

A - INCORRETA - (ERRO: "microempreendedores") - Art. 5-A. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.

B - INCORRETA - (ERRO: "exceto de publicidade") - Art. 2  As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

C - CORRETA - Art. 1  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

D - INCORRETA - (ERRO: "promoção do desenvolvimento não sustentável ") - Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. 

gab. C

Ótimas colocações do colega JRSS

Enquanto a l. 8.666 possui 9 princípios expressos a n. lei possui 22.

N. Lei 14.133:

Art. 5º Na aplicação desta Lei, serão observados os princípios:

1- da legalidade,

2- da impessoalidade,

3- da moralidade,

4- da publicidade,

5- da eficiência,

6- do interesse público,

7- da probidade administrativa,

8- da igualdade,

9- do planejamento,

10- da transparência,

11- da eficácia,

12- da segregação de funções,

13- da motivação,

14- da vinculação ao edital,

15- do julgamento objetivo,

16- da segurança jurídica,

17- da razoabilidade,

18- da competitividade,

19- da proporcionalidade,

20- da celeridade,

21- da economicidade e

22- do desenvolvimento nacional sustentável,

assim como as disposições da LINDB .

gabarito (C)

lei 8666

Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Lei de Licitações (Lei 8.666/93).

Inicialmente importante fazermos menção a nova lei de licitações – Lei 14.133/2021, sancionada em 01/04/2021. Apesar desta sanção, a Lei nº 8.666/93 ainda terá aplicação por mais dois anos.

Desta forma, nos primeiros 2 anos teremos a aplicação da lei nº 8.666/93, bem como da lei nº 14.133/21. Os órgãos terão a possibilidade de optar em utilizar a lei nº 8.666/93 ou a lei nº 14.133/21, devendo ser justificada a escolha, sendo vedada a combinação das duas leis.

Como esta presente questão é antiga, a lei que a fundamenta ainda é a Lei 8.666/93. Então vejamos:

A. ERRADO.

Art. 5o-A, Lei 8.666/93. As normas de licitações e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.

Não há menção na lei aos microempreendedores.

B. ERRADO.

Art. 2º, Lei 8.666/93. As obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta Lei.

C. CERTO.

Art. 1º, Lei 8.666/93. Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

D. ERRADO.

Art. 3º, Lei 8.666/93. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

Não há que se falar em desenvolvimento NÃO sustentável, como expresso na alternativa.    

GABARITO: ALTERNATIVA C.

§ 14. As preferências definidas neste artigo e nas demais normas de licitação e contratos devem privilegiar o tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte na forma da lei.  

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo