As Conferências Mundiais de Direitos Humanos desempenharam ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (29)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
- alternativa A: errada. A Conferência de Paz de Paris (1919) ocorreu após o final da Primeira Guerra Mundial e trata das condições que seriam impostas aos países derrotados. As Conferências de Tóquio tratam do desenvolvimento africano. Estas Conferências não têm relação com o tema da questão.
- alternativa B: errada. A Conferência de Estocolmo é a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano. A Conferência de Nairobi, por sua vez, é a Conferência Internacional da ONU sobre População e Desenvolvimento
- alternativa C: correta. A I Conferência Mundial de Direitos Humanos aconteceu em Teerã (1968) e a II Conferência, em Viena (1993). Nesta, foi elaborada a Declaração e Programa de Ação de Viena, que prevê, dentre outros pontos relevantes, que:
- alternativa D: errada. A Conferência de Genebra trata de questões ligadas à Guerra da Coréia e Guerra da Indochina – cuidado para não confundir com as Convenções de Genebra sobre Direito Humanitário. A Conferência Mundial da Criança aconteceu em Nova Iorque, em 1990. Note que há diversas Convenções cujas negociações preliminares se deram em Nova Iorque, como a Convenção de Nova York sobre Prestação de Alimentos no Estrangeiro e a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A questão trata das Conferências Mundiais, não das Convenções.
- alternativa E: errada. Na Conferência de Bangalore foram estabelecidos os Princípios de Conduta Judicial (Princípios de Bangalore); na Conferência de Yogyakarta, foram estabelecidos princípios que tratam de direitos humanos nas áreas de orientação sexual e identidade de gênero.
Gabarito: a resposta é a LETRA C.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GABARITO: C
- (...) A indivisibilidade e a interdependência de tais direitos foram confirmadas em várias ocasiões. A Proclamação de Direitos Humanos da 1ª Conferência Mundial de Direitos Humanos da ONU realizada em Teerã (1968) foi o primeiro texto a reconhecer que “os direitos humanos e as liberdades fundamentais são indivisíveis, a realização dos direitos civis e políticos sem o gozo dos direitos econômicos, sociais e culturais resulta impossível”. Em 1986, na Declaração sobre o Direito ao Desenvolvimento, ficou disposto que “todos os direitos humanos e todas as liberdades fundamentais são indivisíveis e interdependentes; a realização, a promoção e a proteção dos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais devem se beneficiar de uma atenção igual e ser encaradas com uma urgência igual” (art. 6º, § 2º). A Declaração de Viena (aprovada na 2ª Conferência Mundial de Direitos Humanos da ONU, 1993) repetiu a Proclamação de Teerã e reiterou que “todos os direitos humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em pé de igualdade e com a mesma ênfase” (§ 5º). (...) (RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 8. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2021, fls. 101/102)
Eu lembro que Estocolmo (1967) fala de direito ambiental... sobre o meio ambiente ser direito do homem.
E a de Nova Iorque é sobre deficientes.... fora isso... chutei.
Declaração Universal dos Direitos Humanos foi proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. Vinte anos após a Declaração Universal dos Direitos Humanos, foi convocada uma conferência em Teerã, em que se reforçou mais uma vez a importância da Declaração. Passadas mais de duas décadas da adoção da Proclamação de Teerã, as Nações Unidas vêem-se levadas a proceder a outra avaliação global do tema de direitos humanos. Neste sentido, no dia 18 de novembro de 1990, pela resolução 45/155, a Assembléia Geral das Nações Unidas decidiu convocar uma nova Conferência Mundial sobre Direitos Humanos. Em 1993 a a Declaração dos Direitos Humanos Viena elenca que todos os Direitos Humanos são universais, indivisíveis, interdependentes e interrelacionados. A comunidade internacional deve considerar os Direitos Humanos, globalmente, de forma justa e eqüitativa, no mesmo pé e com igual ênfase. Embora se deva ter sempre presente o significado das especificidades nacionais e regionais e os diversos antecedentes históricos, culturais e religiosos, compete aos Estados, independentemente dos seus sistemas políticos, econômicos e culturais, promover e proteger todos os Direitos Humanos e liberdades fundamentais. [Gab. C]
GABARITO C
A - INCORRETA
CONFERÊNCIA DE PARIS - criação da Declaração Universal de Direitos Humanos.
CONFERÊNCIA DE TOQUIO - trata da temática do desenvolvimento africano.
B - INCORRETA
CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO - tratou sobre problemáticas ambientais, tais como poluição das águas e poluição atmosférica.
CONFERÊNCIA DE NAIROBI - retoma a temática ambiental tratada dez anos atrás em Estocolmo (1982).
C - CORRETA
CONFERÊNCIA DO TEERÃ - "Levando em conta as novas oportunidades que oferece ao rápido progresso da ciência e da tecnologia, Estimando que, enquanto prevalecerem no mundo os conflitos e violências , são mais que nunca necessárias a solidariedade e a interdependência do gênero humano, Consciente de que a paz constitui uma aspiração universal da humanidade, e que para a realização plena dos direitos humanos e as liberdades fundamentais são indispensáveis à paz e à justiça, Declara solenemente que..." (1968) (http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Confer%C3%AAncias-de-C%C3%BApula-das-Na%C3%A7%C3%B5es-Unidas-sobre-Direitos-Humanos/proclamacao-de-teera.html)
CONFERÊNCIA DE VIENA - "A Declaração de Viena também enfatiza os direitos de solidariedade, o direito à paz, o direito ao desenvolvimento e os direitos ambientais." (1993) (http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/viena/viena.html)
D - INCORRETA
CONFERÊNCIA DE GENEBRA - Convenção para Melhorar a Situação dos Feridos e Doentes das Forças Armadas em Campanha.
CONFERÊNCIA DE NOVA YORK - sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo .
E - INCORRETA
CONVENÇÃO DE BANGALORE - foi discutido a atuação judicial (independência/imparcialidade/corrupção/etc), gerando a partir de então "Os princípios de Bangalore" .
CONVENÇÃO DE YOGYAKARTA - tratou sobre orientação sexual e identidade de gênero.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo