A unicidade é a característica segundo a qual, independentem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64375 Arquivologia
Julgue os itens de 19 a 25, que abordam conceitos, teorias e
princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos
relativos a tipologias e suportes documentais.

A unicidade é a característica segundo a qual, independentemente de forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto em que foram produzidos. Ainda que se trate de cópias ou exemplares múltiplos, cada documento assume um lugar único na estrutura do conjunto ao qual pertence, definido pelo papel que cumpriu dentro das funções da instituição que o acumulou.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C (Certo)

Vamos entender por que essa alternativa está correta:

A questão aborda o conceito de unicidade em Arquivologia. A unicidade é uma característica fundamental dos documentos arquivísticos, que são considerados únicos independentemente de sua forma, gênero, tipo ou suporte. Isso ocorre porque cada documento é produzido dentro de um contexto específico e desempenha um papel particular nas atividades da instituição que o acumulou.

Unicidade significa que, mesmo que existam múltiplas cópias de um documento, cada uma delas tem um valor específico e ocupa um lugar único na estrutura do arquivo. Isso se deve ao fato de que cada cópia pode ter sido utilizada de forma diferente, em tempos diferentes, e para fins distintos dentro da instituição, conferindo-lhe uma característica única.

Para resolver essa questão, é necessário conhecer os princípios básicos da Arquivologia, especialmente no que diz respeito às características dos documentos de arquivo, como autenticidade, integridade, organicidade e, neste caso, unicidade.

Agora, vamos explicar por que as outras alternativas estariam incorretas, caso existissem:

- Se a questão afirmasse que a unicidade depende do suporte físico do documento, estaria incorreta. A unicidade é independente do suporte.

- Se dissesse que a unicidade não se aplica a cópias ou exemplares múltiplos, também estaria errada, pois cada cópia mantém seu caráter único devido ao contexto de produção e uso.

Portanto, a alternativa correta é mesmo a C, pois reflete corretamente o conceito de unicidade nos documentos de arquivo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

certa a afirmaçao.
A Unicidade diz respeito a isso mesmo. O documento é único, mesmo as cópias assumem funções diversas em locais diferentes.

Certíssimo, e digo mais: 

Unicidade - “não obstante forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos de arquivo conservam seu caráter único, em função do contexto
em que foram produzidos”. (BELLOTTO, 2002, p. 21). Ou seja, documentos duplicados não são necessariamente o mesmo.

A Unicidade refere-se à relação de cada documento com a ação que o gerou. Sua especificidade seria o enfoque em documentos duplicados (cópias)
encontrados dentro de um mesmo arquivo, mas em subconjuntos documentais distintos porque produzidos ou recebidos no exercício de ações distintas. Se a filiação dos documentos às ações indica que é a ação que dá identidade ao documento, tem-se que o conteúdo do documento não deve ser levado em
consideração para a sua identificação dentro de um conjunto documental, e sim o contexto da sua produção.

Não confudir unicidade com uma das característica dos arquivos. Este produz documentos únicos ou em limitado número de cópias. 

Já a unicidade - como o CESPE afirmou - refere-se a importância, a singularidade, que cada documento de arquivo possui para cumprir a função precípua de um arquivo: auxiliar na tomada de decisões cumprindo a sua finalidade funcional.
Muito boa essa questão, trata-se da definição perfeita do princípio da unicidade.
Independente de forma, gênero, tipo ou suporte, os documentos apresentam caráter único, mesmo que se trate de cópias.

Sobre os originais múltiplos, vou copiar e colar um comentário meu em outra questão:

"Pessoal, essa história de dizer que documentos arquivísticos são únicos e pronto é um tanto quanto complicada. Existe o conceito de originais múltiplos e nem todo mundo conhece. Vejam só:

 

Segundo Bellotto, o fato de um documento ser original não quer dizer obrigatoriamente que ele seja único. Dá-se o nome de originais múltiplos quando o conteúdo implica obrigações recíprocas (tratados e ajustes internacionais) ou ordens com igual peso jurídico e administrativo, dirigidas a várias repartições dependentes do mesmo comando. Também se utilizam originais múltiplos por questão de cautela. Para se ter certeza da recepção, manda-se o mesmo conteúdo por diferentes meios em diferentes tempos. Também por motivos de preservação é possível fazer tramitar mais de um original e guardar em segurança outro ou outros. Todos são originais já que todos contém os mesmos elementos essenciais, mesmo havendo diferenças acessórias, como no caso de diferentes destinatários.Diante disso, Bellotto ainda distingue os originais múltiplos em duas categorias: os circulares e os multiplicados.

Para quem quiser saber mais sobre: página 108 de Arquivos Permanentes: tratamento documental - Heloisa Liberalli Bellotto."

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo