Deve-se substituir a olanzapina por bloqueadores do canal d...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1685754 Psiquiatria
Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.


Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir. 
Deve-se substituir a olanzapina por bloqueadores do canal de cálcio, cujo principal mecanismo de ação, no transtorno bipolar, é pela ação agonista dopaminérgica.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: O foco desta questão é a compreensão sobre o tratamento do transtorno bipolar e o uso de medicamentos adequados, como antipsicóticos e estabilizadores de humor, em especial no contexto de um paciente que apresenta sintomas maníacos no pós-operatório.

Alternativa correta: E - errado

A questão sugere substituir a olanzapina por bloqueadores do canal de cálcio, alegando que estes possuem ação agonista dopaminérgica no transtorno bipolar. Esta afirmação é incorreta por vários motivos:

1. Mecanismo de ação da olanzapina: A olanzapina é um antipsicótico atípico que é frequentemente utilizado para tratar sintomas de mania em transtorno bipolar. Funciona principalmente como um antagonista dos receptores de dopamina e serotonina, ajudando a estabilizar o humor e controlar os sintomas maníacos.

2. Bloqueadores do canal de cálcio: Estes medicamentos são comumente usados para tratar problemas cardiovasculares, como a hipertensão arterial. Eles não têm um papel bem estabelecido no tratamento do transtorno bipolar, e seu mecanismo de ação não está relacionado à dopamina, não sendo, portanto, agonistas dopaminérgicos.

3. Tratamento inadequado: Substituir a olanzapina por bloqueadores do canal de cálcio sem evidência de sua eficácia no transtorno bipolar poderia levar a um tratamento inadequado dos sintomas maníacos, prejudicando o paciente.

Conclusão: A alternativa está errada porque os bloqueadores do canal de cálcio não são indicados como substituto para a olanzapina no tratamento do transtorno bipolar, e seu mecanismo de ação não é agonista dopaminérgico.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo