No que se refere à pontuação, estaria mantida a correção gr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968154 Português

Texto CG4A1-II


        Em 13 de maio de 1888, o Estado brasileiro aboliu oficialmente a escravidão clássica, com a assinatura, pela princesa Isabel, da Lei Áurea. Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema, especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado.

         No período pós-abolição da escravidão clássica, as condições de miserabilidade dos escravos recém-libertos permaneceram, especialmente pelo fato de os postos de trabalho assalariados serem destinados aos imigrantes europeus, conjuntura essa que desenhava o perfil da escravidão contemporânea. A fragilidade das leis que regulavam as relações de trabalho, à época, apesar de protagonizarem a “liberdade de contratar”, sucumbia à realidade dos fatos, que submetia os ex-escravos e demais campesinos vulneráveis à sujeição às mesmas condições de exploração exacerbada do escravismo clássico colonial.

         De forma semelhante ao retrato da escravidão do passado, a escravidão contemporânea consiste em grave violação a direitos fundamentais, ao limitar a liberdade da pessoa humana do trabalhador, atingindo-lhe o status libertatis e, com efeito, a sua dignidade. Vilipendia direitos mínimos e caros à autodeterminação humana e viola valores e princípios sagrados e essenciais à sobrevivência distintiva com relação aos seres irracionais e que alicerçam as balizas mínimas de dignidade.

         A escravidão contemporânea deve ser concebida como a coisificação, o uso e o descarte de seres humanos: o limite e o instrumento necessários para garantir o lucro máximo. Trata-se da superexploração gananciosa do homem pela forma mais indigna possível: na escravidão dos dias atuais, o ser humano é transformado em propriedade do seu semelhante, que está em uma posição de classe economicamente superior – e isso ocorre a tal ponto que se anula o poder deliberativo da sua função de trabalhador: ele pode até ter vontades, mas não pode realizá-las.

Internet:<https://acervo.socioambiental.org>(com adaptações).  

No que se refere à pontuação, estaria mantida a correção gramatical do primeiro parágrafo do texto CG4A1-II caso fosse
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão é sobre pontuação e quer saber qual das alternativas abaixo mantém a correção gramatical, caso a pontuação seja alterada. Vejamos:



A) inserido um travessão no lugar da vírgula que segue a palavra “problema" (segundo período).
CERTO. Não ocorrerá incorreção gramatical se a vírgula após "problema" for substituída por um travessão. Nesse caso, o travessão irá separar a frase explicativa que vem após "problema".

“...o Estado deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema, especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado."


B) omitida a vírgula que sucede a palavra “assinatura" (primeiro período). 
ERRADO. Não se pode retirar a vírgula após "assinatura", pois essa vírgula, juntamente com a vírgula após Isabel, está isolando o adjunto "pela princesa Isabel". 

"Em 13 de maio de 1888, o Estado brasileiro aboliu oficialmente a escravidão clássica, com a assinatura, pela princesa Isabel, da Lei Áurea."


C) omitida a vírgula que sucede a palavra “pois" (segundo período).
ERRADO. Não se pode retirar a vírgula após "assinatura", pois essa vírgula está separando a oração subordinada adverbial concessiva iniciada pela conjunção "apesar de".

“Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado..."

 


D) inserida uma vírgula após a palavra “Estado" (segundo período).
ERRADO. Não se pode inserir uma vírgula após "Estado", pois é incorreto separar por vírgula o sujeito (o Estado) do verbo (deixou).

“...o Estado deixou de implementar reformas sociais..."

 


E) omitida a vírgula que sucede a palavra “e" (segundo período).
ERRADO. A vírgula após o "e" está isolando a conjunção "assim" e não pode ser retirada da frase.

e, assim, a superação do problema"


Gabarito: Letra A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A expressão após a vírgula é uma explicação do que seria "o problema", no caso, se substituir a vírgula por um travessão, mantém o sentido e a correção gramatical, pois este também é utilizado para introduzir explicação.

Detalhe para a erro da alternativa D: A vírgula após a palavra Estado não pode ser inserida, pois Não se separa o sujeito do Verbo.

A) inserido um travessão no lugar da vírgula que segue a palavra “problema” (segundo período).

CERTO - pois após a palavra problema há um aposto explicativo, nesse caso poderia ser usado o travessão sem ferir a correção gramatical.

"Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema - especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado."

B) omitida a vírgula que sucede a palavra “assinatura” (primeiro período). 

ERRADO, pois geraria uma ambiguidade de sentidos o que acarreta erro.

"Em 13 de maio de 1888, o Estado brasileiro aboliu oficialmente a escravidão clássica, com a assinatura, pela princesa Isabel, da Lei Áurea."

C) omitida a vírgula que sucede a palavra “pois” (segundo período).

ERRADO, pois a virgula que sucesse "pois" é desencadeada pela inclusão de uma oração subordinada concessiva, e portanto deve ser isolado por vírgulas.

"Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema, especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado."

D) inserida uma vírgula após a palavra “Estado” (segundo período).

ERRADO, pois a inclusão da vírgula separaria o sujeito de seu verbo.

"Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado, deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema, especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado."

E) omitida a vírgula que sucede a palavra “e” (segundo período).

ERRADO, a vírgula apos o "e" foi usada para separa conjunção conclusiva ASSIM.

"Entretanto, tal ato estatal não significou sua extinção no mundo dos fatos, pois, apesar da proibição da possibilidade jurídica de se exercer o direito de propriedade sobre uma pessoa humana, o Estado deixou de implementar reformas sociais, principalmente fundiárias e de inclusão social, que viabilizassem a reconstrução do país e, assim, a superação do problema, especialmente o da reinserção da mão de obra outrora escrava no mercado de trabalho livre e assalariado."

Observação, qualquer erro, corrijam-me!

Gabarito Letra A

Complementando:

Travessão

a) Indica a fala de um personagem no discurso direto.

Ex.: Carla disse:

—Amigo, preciso pedir-lhe algo.

b) Isola um comentário no texto (sentença interferente).

Ex.: Aquela moça — eu já havia falado nisso — acabou de mostrar que tem péssimo caráter.

c) Isola um aposto na sentença.

Ex.: Minha irmã — a dona da loja — ligou para você.

d) Reforçar a parte final de um enunciado.

Ex.: Para passar no concurso, você deve estudar muito — muito mesmo!

Bons Estudos!

''Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.'' Hebreus 11:11

LETRA A

SOBRE LETRA D

LEMBRE-SE: REGRA GERAL O VERBO CONCORDA COM O SUJEITO EM NÚMERO E EM PESSOA.

BRASIL

Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

Lucas 17:5-6

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo