Com relação ao processo administrativo das organizações, jul...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q327395 Administração Geral
Com relação ao processo administrativo das organizações, julgue os itens seguintes.


Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CERTA

Segundo Chiavenato (2005), “Benchmarking é um processo de estudo e comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas ou concorrentes diretos ou indiretos”. Portanto, o objetivo central de se realizar um estudo de benchmarking é implementar mudanças que gerem melhorias significativas na organização, sejam estas nos processos ou no produto final, através da comparação com o desempenho superior do parceiro.

A realização de um estudo de benchmarking pode levar a organização a:
- Entender melhor o mercado no qual atua;
- Estimular a criatividade de sua força de trabalho e consequentemente a implantação de novas práticas;
- Identificar tendências do mercado;
- Obter melhoria contínua.
http://www.peteps.com.br/arquivos/4356_ENEGEP2006_TR530359_8080.pdf
Na técnica de benchmarking, utilizada como forma de identificar e ganhar vantagem competitiva, a organização compara o seu desempenho com o de outras, concorrentes ou não, do mesmo ramo de negócios ou de outros ramos, que façam algo de maneira particularmente bem feita.

O benchmarking é um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou empresas que são reconhecidas como líderes empresariais na sua área de atuação.
 
Benchmarking Funcional: as empresas sob pesquisa geralmente são de ramos distintos, mas têm técnicas que podem ser colocadas em prática em qualquer organização.
Benchmarking competitivo: as empresas pesquisadas são concorrentes diretas.
Benchmarking interno: corresponde ao processo de comparação dentro da mesma companhia.
Benchmarking Genérico: as empresas têm função ou processos empresariais semelhantes, mas não produzem o mesmo produto. 

Fontes: Administração Pública, por Augustinho Paludo; http://cursosonline.uol.com.br/assinatura/artigos/marketing-e-vendas/benchmarking-conheca-os-conceitos/#rmcl

Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas. O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.

O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.

O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina. Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.

Tipos de benchmarking

É possível identificar 4 tipos de benchmarking.

O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes. É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.

O benchmarking genérico consiste na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.

O benchmarking funcional é muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.

Existe também o benchmarking interno, que é tomar como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores. No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.

O benchmarking é a técnica por meio da qual a organização compara seu desempenho com o de outra (MAXIMIANO, 2006).

item CERTO

Sem muito blá blá blá

BENCHMARKING>> é uma ferramenta de cópia, de imitação.

Sorte a todos!!

FONTE: Professora Giovana Carranza (euvoupassar).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo