A alternativa em que a concordância verbal está correta, se...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3016959 Português
A alternativa em que a concordância verbal está correta, segundo a gramática normativa, é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Qual o erro da D?

A alternativa correta é:

B) É necessário que se tomem urgentemente medidas urgentes para que se contenha a proliferação de notícias falsas nas redes sociais.

Explicação: A concordância verbal está correta porque o verbo "tomem" concorda com o sujeito plural "medidas", e o verbo "contenha" está no singular, concordando com o sujeito singular "a proliferação".

Análise das outras alternativas:

  • A) "Haviam" está incorreto, pois o verbo haver, no sentido de "existir", é impessoal e deve ser usado no singular: "Havia, entre os presentes, alguns alunos...".
  • C) "Fazem" está incorreto, pois o verbo fazer, quando indica tempo, é impessoal e deve ser usado no singular: "Faz dez anos...".
  • D) "Bastava à equipe médica orientações" está incorreto, pois o verbo "bastava" deveria concordar com o sujeito "orientações" no plural: "bastavam orientações".

O erro da assertiva D, na verdade, é que o verbo "bastar" concorda com "condições". Trata-se de condições suficientes. Errei, pois não havia identificado o sentido. A letra B, por sua vez, devido ao fato de haver pleonasmo, foi descartada, sob a minha análise.

Abraços.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo