O estômago é um compartimento importante na digestão da...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1968186 Biologia

    O estômago é um compartimento importante na digestão das proteínas da dieta, processo caracterizado pela atuação de uma enzima proteolítica que é sintetizada na forma de um precursor inativo.


Considerando as informações anteriores e os eventos relacionados à atividade proteolítica no estômago, assinale a opção correta.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão aborda a atuação de uma enzima proteolítica sintetizada na forma de um precursor inativo, através do processo de digestão de proteínas no estômago, pedindo a alternativa correta em relação a essa atividade proteolítica no estômago. O sistema digestivo do ser humano é formado por um tubo digestivo musculoso, que se associa com órgãos e glândulas. No processo digestório que começa na boca, as enzimas amilase ou ptialina quebram o amido dos alimentos, a faringe e o esôfago levam o bolo alimentar até o estômago através dos movimentos peristálticos, onde o suco gástrico associa o ácido clorídrico à enzima pepsinogênio, que se converte em pepsina, iniciando o processo de digestão de proteínas. O pâncreas sintetiza a enzima e inativa o tripsinogênio pelas suas células, secretando no duodeno através do suco pancreático, e pela ação da enteroquinase, catalisa o tripsinogênio em tripsina. Essa enzima digere proteínas e as transforma em peptídeos. A massa alimentar então chega ao duodeno (quimo) onde ocorre a liberação da bile pelo fígado que atua como detergente, transformando gorduras em minúsculas gotículas que se misturam com a água e formam uma emulsão, e ocorre a liberação do suco pancreático pelo pâncreas, que neutraliza o ácido proveniente do estômago para que as enzimas amilase pancreática e lipase pancreática possam degradar amido e proteínas. No intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e passam para os capilares na parede intestinal que contém microvilosidades, e então a massa alimentar (quilo) chega ao intestino grosso, onde são reabsorvidos sais minerais e água resultantes. Os restos não absorvidos são eliminados pelo reto. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991)


Fonte da imagem: site olhonavaga.com.br



Considerando as informações anteriores e os eventos relacionados à atividade proteolítica no estômago, assinale a opção correta.


A) A tripsina é uma enzima proteolítica muito ativa no estômago, cujo pH ótimo de ação é ácido. Incorreta. A tripsina é uma enzima secretada pelo pâncreas no duodeno, após ser catalisada pelo tripsinogênio, ela atua em pH alcalino.



B) A ptialina é produzida na forma de pro-ptialina e é muito ativa sobre proteínas ricas em aminoácidos básicos. Incorreta. A ptialina, ou amilase salivar, é uma enzima que atua realizando as primeiras quebras de carboidratos em moléculas de açúcares mais simples. Ela não atua sobre proteínas.



C) O quimiotripsinogênio é uma importante enzima gástrica envolvida na desnaturação das proteínas da dieta. CORRETA. A enzima quimiotripsinogênio atua em pH alcalino e realiza a quebra e desnaturação de proteínas em pequenas partes.



D) O pepsinogênio é o precursor inativo da pepsina, que é produzida inicialmente por hidrólise ácida. Incorreta. O pepsinogênio é o precursor da pepsina, porém o estômago secreta essa forma inativa que não é capaz de hidrolisar proteínas, ela não é produzida por hidrólise ácida. A pepsina é formada pela conversão de pepsinogênio pela presença do HCl no estômago.



E) A elastase é uma enzima secretada no estômago que atua sobre pequenos peptídeos, degradando-os a partir da porção C-terminal.  Incorreta. A elastase é uma enzima pancreática proteolítica que pode digerir elastina, não atua sobre peptídeos.


 

Gabarito do Professor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O pepsinogênio é uma enzima inativa incapaz de realizar sozinha a hidrólise das proteínas. Porém, na presença do HCl, o pepsinogênio é convertido em sua forma ativa, a pepsina.

A alternativa certa é a letra D, no estômago temos a pepsina, presente no suco gástrico. A tripsina e a quimiotripsina estão presente no suco pancreático.

C Errado

Não, a quimiotripsina não está envolvida na desnaturação de proteínas. A desnaturação é o processo de alteração da estrutura tridimensional de uma proteína, geralmente causada por condições como calor ou pH extremo. Isso geralmente ocorre no estômago devido à ação do ácido clorídrico.

agora pronto, a maioria das questões tem gabarito errado

Resposta da professora do QConcursos: "O quimiotripsinogênio é uma importante enzima gástrica envolvida na desnaturação das proteínas da dieta. CORRETA. A enzima quimiotripsinogênio atua em pH alcalino e realiza a quebra e desnaturação de proteínas em pequenas partes."

Como a enzima atua em pH alcalino e é produzida pelo estômago? Até onde sei, o quimiotripsinogênio é produzido no pâncreas. Alguém saberia me tirar essa dúvida?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo