Entre os diferentes usos do computador na educação, a modal...
Entre os diferentes usos do computador na educação, a modalidade computador como máquina de ensinar pode ser caracterizada como uma versão computadorizada dos métodos tradicionais de ensino. As categorias mais comuns dessa modalidade são
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Gabarito comentado
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A alternativa correta é a C.
Vamos entender o tema da questão: ela aborda o uso do computador como máquina de ensinar, uma modalidade que digitaliza os métodos tradicionais de ensino para proporcionar uma experiência de aprendizado mais interativa e eficiente. Os conhecimentos necessários para resolver essa questão incluem a compreensão das diferentes formas de aplicação da tecnologia no ensino e suas respectivas funcionalidades.
Ao caracterizar o computador como uma máquina de ensinar, estamos falando de formas onde o computador é usado diretamente para instruir o aluno, como em tutoriais, exercícios práticos e jogos educacionais.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa C menciona "os tutoriais, o exercício-e-prática, os jogos e a simulação", que são métodos típicos de ensino assistido por computador. Cada um desses elementos tem o objetivo de guiar, praticar e engajar o aluno na aprendizagem, o que é exatamente o propósito da modalidade "computador como máquina de ensinar".
Justificativa das alternativas incorretas:
A - "a elaboração de textos, pesquisa de banco de dados e simulação." Embora simulação seja uma categoria correta, a elaboração de textos e pesquisa de banco de dados são atividades mais voltadas para o uso do computador como ferramenta de produtividade e pesquisa, não como um método direto de ensino.
B - "as planilhas, a manipulação de banco de dados, a construção e transformação de gráficos." Estes são exemplos de uso do computador como ferramenta de produtividade e análise de dados, não diretamente como uma máquina de ensinar.
D - "os jogos, as planilhas e os gráficos." Aqui, apenas os jogos podem ser considerados parte da modalidade de ensino mencionada. As planilhas e gráficos são ferramentas de produtividade e não se encaixam na definição de computador como máquina de ensinar.
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