Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125677 Português

Texto 1


                 

Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a seguir.


Em seu despacho, o chanceler demonstra apoio irrestrito à inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes, dados os dispositivos legais vigentes à época a esse respeito.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: Errado

Apoio irrestrito?!

Não, não mesmo.

GABARITO: ERRADO

? Houve sim ressalva, segundo o texto: Não sei se as mulheres desempenhariam com proveito a diplomacia, onde tantos atributos de discrição e competencia são exigidos ? mas que não são privilegio do homem ? e se a requerente está apparelhada para disputar um lugar nesta Secretaria de Estado, e só as provas do concurso hão de dizer ? mas o que não posso é restringir ou negar o seu direito [...]

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

A parte que justifica o gabarito encontra-se em: Não sei se as mulheres desempenhariam com proveito a diplomacia, onde tantos atributos de discrição e competencia são exigidos .

Sucesso, bons estudos não desista!

Errei por avaliar a seguinte parte da afirmação: "dados os dispositivos legais vigentes à época a esse respeito."

No meu entendimento, baseado nos dispositivos legais da época, o apoio de Nilo Peçanha à inscrição da candidata é, de fato, irrestrito. O chanceler sita a Constituição e o Código Civíl para garantir que não há impedimentos para a inscrição da candidata no concurso e no final do seu despacho complementa: "mas o que não posso é restringir ou negar o seu direito, toda vez que as leis existentes não restringem nem negam."

O trecho: "Não sei se as mulheres desempenhariam com proveito a diplomacia, onde tantos atributos de discrição e competência são exigidos" é uma opinião pessoal de Nilo Peçanha e não tem nenhuma base legal, além disso, ele mesmo complementa dizendo que os dois atributos (discrição e competência) não são privilégio do homem.

Resumindo: no meu entendimento, as restrições que Nilo Peçanha poderia ter à inscrição da candidata seriam de cunho pessoal. Com base legal o apoio dele seria irrestrito.

Se alguém puder ajudar nesta questão, agradeço!

Gabarito: Errado

Em seu despacho, o chanceler demonstra apoio irrestrito (1) à inscrição de Maria José de Castro Rebello Mendes, dados os dispositivos legais vigentes à época (2) a esse respeito.

Atento para o seguinte fato: Seguramente, houve consulta jurídica para embasar o despacho (2), no entanto, é perceptível em alguns trechos do texto que Nilo Peçanha não está de todo confortável (linha 50 a 53, por exemplo) (1).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo