Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a s...
Texto 1
Com base nas ideias apresentadas no texto, julgue o item a seguir.
A substituição do ponto e vírgula empregado após
“Estado” (linha 11) por vírgula manteria a correção
do texto.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Não manteria, pois violaria a disposição original, fazendo parecer que haveria um adjunto adverbial intercalado, quando, na verdade, está iniciando nova frase independente. Compare:
Um dos problemas que o chanceler teve de enfrentar foi a carência de pessoal na Secretaria de Estado; após 15 anos sem a realização de concurso público, era preciso dar início a certame para a contratação de terceiro oficial da Secretaria de Estado.
x
Um dos problemas que o chanceler teve de enfrentar foi a carência de pessoal na Secretaria de Estado, após 15 anos sem a realização de concurso público, era preciso dar início a certame para a contratação de terceiro oficial da Secretaria de Estado.
Assim, perde-se a divisão feita pelo ponto e vírgula, que funciona, aqui, como se fosse um ponto final que encerra período. Com a vírgula, parece haver um termo temporal intercalado, relacionado à frase anterior, não à seguinte.
Questão incorreta.
Esse comentário foi feito pelo professor Felipe Lucas, porém a resposta aqui do QC é correta!!!
Questão Errada. Segue comentário do Prof. Caco Penna: O ponto e vírgula referido na questão separa duas orações coordenadas, sendo a segunda uma assindética com valor conclusivo. Antecedendo a segunda, porém, há ainda uma Oração Adverbial Temporal (finalizada com a sua devida vírgula, por estar antecedendo a sua principal). A substituição do ponto e vírgula por uma vírgula simples prejudicaria a clareza do texto, uma vez que a subordinada está associada apenas à segunda oração coordenada. Em nome da clareza, pede a correção gramatical que se mantenha, portanto, o ponto e vírgula, podendo este ser até mesmo substituído por dois pontos.
Outra possibilidade seria substituir por uma vírgula e acrescentar uma conjunção conclusiva seguida de outra vírgula para marcar a intercalação da subordinada (…Secretaria de Estado, portanto, após 15 anos sem a realização… ), mas a questão não propôs tal acréscimo.
Errado.
Esse ponto e vírgula funciona na leitura quase que como um ponto final.
É só reler como se houvesse vírgula ao invés de ponto e vírgula, e verá que muda completamente o sentido.
A vírgula é um recurso que ajuda na clareza e ritmo do texto. Quando nós a utilizamos, a nossa entonação fica diferente, pois inserimos algumas pausas.
Há muitas regras de utilização de vírgula. As principais situações que devemos usar são:
1. Enumeração
Ex: Eu tenho aula de português, matemática e ciências.
A vírgula permitiu a separação e enumeração de cada matéria.
2. Separar vocativos
Ex: A lição que você não fez, Felipe, vale nota.
o é quando a gente invoca e cita alguém. Ele deve ser sempre isolado por vírgulas.
3. Separar aposto
Ex: No sábado, dia que não tem aula, vou para a praia.
Temos um quando nós trazemos uma observação ou uma explicação sobre o que foi dito anteriormente. Ele também ficará isolado por vírgulas.
4. Antes de conjunções coordenativas
Ex: mas, porém, pois, contudo, entretanto, logo, então…
Vamos usar a vírgula sempre que tivermos uma oração coordenada aditiva, adversativa, conclusiva e etc. Existem duas exceções para essa regra: a vírgula não deve anteceder as conjunções “e” e “nem”.
5. Indicar omissão de alguma palavra
Ex: Carmem ficou alegre; eu, triste.
Pensando apenas na vírgula da frase anterior, podemos perceber que ela tem a função de substituir o termo “fiquei”.
Ponto e vírgula
Já o ponto e vírgula deve ser usado em outras situações. Pegando ainda o exemplo anterior “Carmem ficou alegre; eu, triste”, nós percebemos que há o paralelismo na frase. Nós usamos o ponto e a vírgula para separar contrastes.
Ele também vai ser utilizado em comparações. Por exemplo: “A França com vinhos e perfumes; a Inglaterra com tecidos e carvão”.
O terceiro caso que devemos usar o ponto e vírgula é quando temos diversos tópicos e precisamos fazer a separação dos itens. Isso costuma aparecer também em seminários, por exemplo.
Os alunos precisarão de:
- lápis;
- borracha;
- caneta azul;
- caderno.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo