Sobre o tratamento da Doença de Chagas, leia e analise os i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2299843 Medicina
Sobre o tratamento da Doença de Chagas, leia e analise os itens a seguir:

I- Para o tratamento etiológico da doença de Chagas em qualquer fase, há dois medicamentos principais: benznidazol e nifurtimox.

II- Para tratar a fase aguda da doença em todas as faixas etárias no Brasil, recomenda-se como medicamento de primeira linha o nifurtimox.

III- Na fase Crônica cardíaca, caracterizada por cardiopatia chagásica em fases iniciais (casos com alterações no eletrocardiograma (ECG), com fração de ejeção (FE) > 40%, ausência de insuficiência cardíaca (IC) e ausência de arritmias graves), o tratamento é realizado com nifurtimox.

Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A alternativa correta é a B, que afirma que apenas o item I está correto. Este item menciona que há dois medicamentos principais para o tratamento etiológico da doença de Chagas em qualquer fase: benznidazol e nifurtimox. De fato, esses são os dois fármacos utilizados para combater o agente etiológico da doença, o Trypanosoma cruzi, e são recomendados tanto na fase aguda quanto na fase crônica indeterminada da doença. O item II está incorreto porque, apesar de o nifurtimox ser um dos medicamentos utilizados para tratar a doença de Chagas, no Brasil, o benznidazol é o medicamento de primeira linha recomendado para tratar a fase aguda da doença em todas as faixas etárias. O item III também está incorreto, pois no tratamento da fase crônica cardíaca da doença de Chagas, o foco é o manejo sintomático e a prevenção de complicações. O uso de benznidazol ou nifurtimox pode ser considerado em casos específicos e selecionados, mas não é o tratamento padrão para a fase crônica cardíaca, principalmente em pacientes com a cardiopatia chagásica já estabelecida, como descrito no item. O tratamento é geralmente baseado no controle da insuficiência cardíaca, das arritmias e outras complicações cardiovasculares decorrentes da doença.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo