A partícula “que”, isoladamente, exerce função sintática de: 

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845602 Português
A questão dize respeito ao Título de uma reportagem. Leia-o atentamente antes de respondê-la


(Fonte adaptada: https://www.g1.com.br>Acesso em 19 de outubro de 2021)
A partícula “que”, isoladamente, exerce função sintática de: 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: A

A partícula “que”, isoladamente, exerce função sintática de SUJEITO.

"farmacêuticas estrangeiras lucram com remédios que saem da biodiversidade brasileira"

➥ Pessoal, por mais que o verbo sair se refira aos remédios (quem sai da biodiversidade? Os remédios. Os remédios saem da biodiversidade...), o sujeito da oração adjetiva (que saem da biodiversidade) é o pronome relativo que (e não "os remédios"), mas, na concordância verbal, o verbo sair fica no plural concordando com o antecedente do pronome relativo (remédios). Veja:

"(...) remédios que saem da biodiversidade".

"(...) remédios os quais saem da biodiversidade".

 

Isso uma vez já caiu no CESPE, por isso tenha atenção:

Q965566 | Ano: 2019 Órgão: PRF Prova: CESPE - 2019 - PRF - Policial Rodoviário Federal

Julgue o seguinte item, a respeito das ideias e das construções linguísticas do texto apresentado.

No trecho “Os processos de produção dos objetos que nos cercam movimentam relações diversas entre os indivíduos”, o sujeito da forma verbal “cercam” é “Os processos de produção dos objetos”.

Errado. O sujeito da forma verbal é o pronome relativo que.

Comentário do profº Pestana: "Muito cuidado! O sujeito do verbo “cercar” é o pronome relativo “que”,no entanto, na concordância verbal, esse verbo fica no plural concordando com o antecedente do pronome relativo, a saber: 'Os processos de produção dos objetos'".

➥ Comentário do professor Décio Terror para quem quiser uma explicação em vídeo:

youtube.com/watch?v=CxAJ_fqVYp8

 

Espero ter ajudado.

Bons estudos! :)

A questão é sobre sintaxe e quer saber a função sintática da partícula "que" em "Com falta de investimento nacional, farmacêuticas estrangeiras lucram com remédios que saem da biodiversidade brasileira". Vejamos:

 .

A) Sujeito.

Certo. "Que", nesse caso, é pronome relativo, retoma "remédios", pode ser substituído por "os quais" (remédios os quais saem...) e introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgula).

A função sintática do "que", nesse caso, é de sujeito, pois é a mesma função do seu antecedente: "remédios" (remédios saem da biodiversidade brasileira).

 .

Função sintática do "que"

Para saber a função sintática do "que" devemos tirar o "que" da frase, pegar quem está ao lado dele e depois colocar a frase na ordem direta! A função sintática do "que" será a mesma do seu ANTECEDENTE. Como "que" retoma "remédios", teremos a seguinte frase: "remédios saem da biodiversidade brasileira". "Remédios" é o sujeito, logo a função sintática do "que" também é sujeito.

 .

Sujeito: é o termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Ex.: Pessoas inteligentes estudam muito.

Para identificarmos o sujeito, devemos fazer a pergunta “quem?, o quê? ou quê?” ANTES do verbo. Ex.: Quem "estudam muito"? R.: Pessoas inteligentes.

 .

B) Adjunto adverbial.

Errado.

Adjunto adverbial: é sempre um advérbio ou uma locução adverbial. Caracteriza melhor a ação expressa pelo verbo, acrescentando ou especificando uma circunstância qualquer (modo, lugar, tempo...).

Ex.: Nós estudamos muito bem ontem no curso. (“muito” é adjunto adverbial de intensidade. “bem” é adjunto adverbial de modo. “ontem” adjunto adverbial de tempo. “no curso” adjunto adverbial de lugar.)

 .

C) Adjunto adnominal.

Errado.

Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

 . .

D) Complemento nominal.

Errado.

Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.

Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo abstrato. “do livro” é complemento nominal”)

A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)

Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)

 .

E) Objeto direto.

Errado.

Objeto direto: liga-se diretamente a verbos transitivos diretos (VTD) e verbos transitivos diretos e indiretos (VTDI).

Ex.: Comprei um dicionário de Língua Portuguesa. (“comprei” é verbo transitivo direto. “um dicionário de Língua Portuguesa” é o objeto direto)

 .

Gabarito: Letra A 

CUIDADO!

Há comentário errado sobre essa questão que os conduzirá ao erro em outras do mesmo gênero.

De início, é mais que imperioso elidir um mito propalado por estudantes e até mesmo por professores da língua: a função sintática da partícula "que", quando desempenha alguma, atrela-se diretamente à oração a que pertence, inexistindo relação com o termo a que reporta. Em outro comentário, foi afirmado que a partícula "que" tem a mesma função do seu referente. Erro crasso, condenável, inaceitável! Não desviem a análise do "que" e considerem o elemento a que ela refere, pois há grave incorreção nisso. Veja:

"Há enganos que nos deleitam, como desenganos que nos afligem." (Marquês de Maricá)

O aluno, por certo, pensará: "esses dois quês estão resgatando objetos diretos, então a função dos dois quês é objeto direto". Incorreto! Cuidado com esse pensamento. Na frase acima, embora "enganos" e "desenganos" sejam objetos diretos, as duas partículas desempenham o papel de sujeito.

Além disso, acredito que lhe será útil ter em mente duas ressalvas:

1) Se o "que" não for precedido de preposição necessária, ele desempenhará função de sujeito, objeto direto ou predicativo;

2) Se o "que" estiver precedido de preposição necessária, ele desempenhará função de objeto indireto, adjunto adverbial ou agende da passiva.

Agora você tem alicerce para responder com segurança uma questão que envolve análise sintática da partícula "que". Inspecionemos um trecho do anúncio:

(...) farmacêuticas estrangeiras lucram com remédios que saem da biodiversidade brasileira."

Veja que a partícula "que" não é precedida de nenhuma preposição, portanto ela, a partícula, classifica-se em sujeito, objeto direto ou predicativo. Assim, você elimina três alternativas. Considerando as opções de resposta, o "que" pode desempenhar apenas duas funções: sujeito e objeto direto. A partícula "que", caro aluno, é sujeito da forma verbal "saem".

Letra A

COMO a amiga comentou acima está ótimo,além disso pegando o comentário dela temos que diferenciar esses dois!!

------

Adjunto adnominal: é ligado diretamente ao substantivo (concreto ou abstrato) procurando caracterizá-lo, determiná-lo ou individualizá-lo. São representados por artigo, numeral, pronome, adjetivo e locução adjetiva.

Ex.: Os cinco melhores estudantes passaram. (“os” é artigo, “cinco” é numeral, “melhores” é adjetivo, “estudantes” é o substantivo e o núcleo do adjunto adnominal)

 . .

---'

Complemento nominal: é o termo que completa o sentido de um nome (advérbio, substantivo ou adjetivo), ligando-se a eles por meio de preposição.

>>>>> Complemento liga na ASA

ADJETIVO

SUBSTANTIVO

ADVERBIO

-----

Ex.: A leitura do livro foi rápida. (“leitura” é substantivo abstrato. “do livro” é complemento nominal”)

>>>> AQUI A LEITURA SAIU DO VERBO "LER",QUANDO ESSE VERBO SE TRANSFORMOU NA AÇÃO LEITURA ELE SE TORNA UM SUBSTANTIVO ABSTRATO.

---

A comida do restaurante estava cheia de mofo. (“cheia” é adjetivo. “de mofo” é complemento nominal)

Eles agiram favoravelmente ao povo. (“favoravelmente” é advérbio. “ao povo” é complemento nominal)

O pronome relativo QUE irá exercer função sintática da palavra que vem antes dele, e ao verbo que vem depois. Ex.: (...) funda que matou Golias. ✓ Funda: substantivo feminino ✓ Que: sujeito ✓ Matou: verbo

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo