Sobre o principal objetivo da Portaria nº 2.436 de 21/09/201...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - Ressalta a importância da equipe multiprofissional na Atenção Básica.
A Portaria nº 2.436 de 21 de setembro de 2017, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), visa fortalecer o papel da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é fundamental para organizar e coordenar o cuidado em saúde, garantindo acesso universal, integral e equitativo à população.
Justificativa da alternativa correta:
A alternativa C está correta porque a Política Nacional de Atenção Básica realmente ressalta a importância da equipe multiprofissional na Atenção Básica. A PNAB enfatiza que a equipe multiprofissional é essencial para oferecer um cuidado integral e contínuo ao paciente, abordando suas necessidades de saúde de forma abrangente. Este modelo visa a articulação de diferentes profissionais da saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, entre outros, para melhorar a qualidade da assistência prestada.
Análise das alternativas incorretas:
A: A Portaria não determina que a população adscrita por equipe de atenção básica e de saúde da família deve ter entre 2.000 a 3.500 famílias. Na verdade, a PNAB sugere que cada equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por até 4.000 pessoas, variando conforme as características da população e da região.
B: A Atenção Básica não possui caráter curativista. Pelo contrário, ela tem um enfoque preventivo e promocional, objetivando a prevenção de doenças e a promoção de saúde, além do tratamento de condições agudas e crônicas.
D: A responsabilidade pela Atenção Básica não é exclusiva dos municípios. Embora os municípios sejam os principais gestores da Atenção Básica, a PNAB prevê a cooperação técnica e financeira entre os três níveis de governo: municipal, estadual e federal.
E: A Portaria não diz que municípios com menos de 2.000 habitantes devem ter pelo menos três equipes de saúde da família. A quantidade de equipes deve ser proporcional às necessidades e ao tamanho da população, com ajustes conforme a realidade local.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Confusa essa questão, pq na PNAB 2017 não delimita "objetivos da pnab"
I) - População adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) de 2.000 a 3.500 pessoas, localizada dentro do seu território, garantindo os princípios e diretrizes da Atenção Básica.
IV) - Em municípios ou territórios com menos de 2.000 habitantes, que uma equipe de Saúde da Família (eSF) ou de Atenção Básica (eAB) seja responsável por toda população;
Só sendo Jesus Cristo pra adivinhar qual está mais correta
2.000 a 3.500 PESSOAS, e não "famílias".
A pegadinha no final
40 hs SEMANAIS
5 DIAS POR SEMANA
POPULAÇÃO ADSCRITA POR EQUIPE 2000-3.500 PESSOAS( e não famílias) DO TERRITÓRIO
4 EQUIPES POR UBS
CALCULO DO TETO MÁXIMO DA EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA : POPULAÇÃO /2.000
@enfaconcursos
tiktok
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo