A Teoria X, apresentada por McGregor para explicar o fenômen...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B
A Teoria X foi apresentada por Douglas McGregor, um psicólogo social, como parte de suas teorias sobre a motivação e o comportamento humano no ambiente de trabalho. McGregor sugeriu duas visões distintas sobre os trabalhadores e suas motivações: a Teoria X e a Teoria Y.
Teoria X sustenta que as pessoas têm uma aversão intrínseca ao trabalho e precisam ser forçadas ou induzidas a realizar suas tarefas. De acordo com essa teoria, os indivíduos:
- Preferem ser dirigidos e evitar responsabilidades
- Procuram segurança acima de tudo
- Precisam ser controlados e ameaçados com punições para que desempenhem adequadamente
Por outro lado, a Teoria Y apresenta uma visão mais positiva da natureza humana, onde o trabalho é visto como algo natural e desejável, e as pessoas são capazes de autodireção e autocontrole, se estiverem comprometidas com os objetivos da organização.
A questão aborda especificamente a Teoria X, e a alternativa correta é a letra B:
B - a ausência de predisposição para o trabalho é inerente à natureza humana, razão pela qual os indivíduos precisam ser forçados ou induzidos a realizar suas tarefas.
Essa alternativa está correta porque reflete exatamente o pressuposto fundamental da Teoria X, que é a visão de que os trabalhadores, por natureza, evitam o trabalho e precisam ser controlados e incentivados a cumprir suas tarefas.
As demais alternativas tratam de aspectos que não correspondem à teoria X de McGregor:
- A: Fala sobre dinâmica de grupo e comportamento positivo, o que está mais alinhado com abordagens como a Teoria Y.
- C: Menciona a ponderação de fatores motivacionais conforme o cenário externo, o que não está diretamente relacionado com a Teoria X.
- D: Refere-se à motivação natural para o trabalho, um conceito da Teoria Y.
- E: Discute motivações individuais, o que pode ser complexo e não se alinha diretamente com a visão simplista da Teoria X.
Entender a distinção entre as Teorias X e Y é crucial para as provas de Administração, pois são conceitos fundamentais na abordagem comportamental da administração, especificamente no que concerne à motivação e ao comportamento humano no ambiente organizacional.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- Teoria X: “o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas”. - Teoria Y: “o trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.
para o x Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos e sê sábio
Gabarito para os não assinantes: B
A Teoria X de McGregor é um conceito proposto por Douglas McGregor na década de 1960 para explicar duas visões opostas sobre a natureza humana no contexto organizacional. Na Teoria X, McGregor descreve a crença de que as pessoas têm uma aversão natural ao trabalho e preferem evitar responsabilidades sempre que possível. De acordo com essa visão, os gerentes precisam controlar e dirigir de forma rígida seus subordinados, pois estes são considerados intrinsecamente preguiçosos e desmotivados.
Essa abordagem tende a resultar em um estilo de gestão mais autoritário, com ênfase no controle, supervisão e punição para garantir a conformidade com as regras e alcançar objetivos organizacionais.
A Teoria X contrasta com a Teoria Y, que propõe uma visão mais otimista da natureza humana, na qual as pessoas são consideradas naturalmente motivadas, capazes de assumir responsabilidades e de se autogerenciar. Nessa perspectiva, os gerentes são incentivados a criar um ambiente de trabalho que promova a participação, a criatividade e o desenvolvimento pessoal dos colaboradores.
Esses conceitos ainda são relevantes hoje em dia para entender diferentes abordagens de gestão e como elas influenciam a cultura e o desempenho organizacional.
A Teoria X considerada que o indivíduo é naturalmente preguiçoso e possui aversão ao trabalho. gestor que tem essa visão “X” de seus subordinados, tende a controlar seus subordinados de maneira rígida, autocrática e coercitiva.
A Teoria Y, por sua vez, considerada que o indivíduo é naturalmente laborioso e produtivo.Nesse sentido, o gestor que tem a visão “Y” de seus subordinados, por acreditar que os subordinados são capazes de se autocontrolarem, tende a dirigir seus subordinados com base na confiança, autonomia e liberdade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo