A respeito das relações entre o Brasil e a África, julgue o ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125729 Relações Internacionais

A respeito das relações entre o Brasil e a África, julgue o item a seguir.


O Brasil detém representação diplomática em quase todos os países africanos que pertencem à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com exceção de São Tomé e Príncipe.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Há que ser feita uma observação inicial acerca da questão. Relações de “Brasil com África" pode não se configurar exato pois é um continente, abarcando uma significativa quantidade de Estados, nações e culturas diferentes. As relações do Brasil – um Estado – são com cada Estado. Não é um bloco como por exemplo, a União Europeia.
Em um texto de 2016, Natália da Luz mostra como a presença brasileira no continente africano vem crescendo.
Em 2003 tínhamos 18 embaixadas e um consulado. Dez anos depois o governo havia ampliado o número de representações diplomáticas em mais 19 embaixadas e 1 consulado e, dado um salto no intercâmbio comercial de 410%, segundo a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). 
Passamos a ter 37 embaixadas e um consulado. E, a atuação brasileira se estende por muitas áreas. O maior número de programas abrange temas como agricultura, saúde, educação e formação profissional.
A presença brasileira é significativamente mais marcante em regiões de língua portuguesa do que em países africanos anglófonos e francófonos. A afinidade não é apenas linguística mas étnica e cultural.
Inclusive no início do governo Lula foi aberta representação diplomática do Brasil em Porto Príncipe, único país africano de língua portuguesa no qual o Brasil não tinha uma representação. É exatamente o oposto do que diz a afirmativa apresentada na questão 
RESPOSTA: ERRADO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

SEM EXCEÇÃO

Na abertura dos trabalhos da ONU, em setembro de 1996, o ex-chanceler chamava atenção para a existência (e os limites) da CPLP.

"Pela primeira vez, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe comparecem à Assembléia Geral das Nações Unidas organizados na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, voltada para a cooperação e a coordenação política. Em consulta e de forma concertada, os países membros da Comunidade esperam atuar com maior intensidade nas Nações Unidas, para melhor promover os seus interesses comuns e projetar a identidade lingüística, cultural e histórica que os une". (LAMPREIA, 1996: 611)

Brasil estabeleceu relações diplomáticas com São Tomé e Príncipe logo após sua independência (1975), mas a abertura de embaixada ocorreu apenas em 2003, após a criação da CPLP (2002).

Principais Países sem Embaixada Brasileira: 

Butão, Somália, Chade, República Centro-Africana, Liechtenstein, San Marino, Nauru, Tuvalu, Palau, Ilhas Marshall, Micronésia, Vanuatu, Kiribati, Tonga, Ilhas Salomão. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo