A propósito do sistema interamericano e de coalizões interna...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125741 Relações Internacionais

A propósito do sistema interamericano e de coalizões internacionais de que o Brasil participa ou com os quais se relaciona, julgue o item a seguir.


Finda a Guerra Fria, a Organização das Nações Unidas (ONU) deu início a uma série de conferências a respeito de temas de interesse global, tais como meio ambiente, gênero e direitos humanos. A década de 1990 marcou-se, pois, pela tentativa da ONU de contribuir para consolidar um conjunto de instituições e normas destinado a promover a governança global e, assim, reduzir a possibilidade de conflitos em um mundo marcado pela interdependência.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O período da Guerra Fria - mais ou menos entre 1947 e 1991- trouxe um série de obstáculos à ação da ONU. Estruturada segundo o contexto internacional da 2ª Guerra e do imediato pós guerra, a organização das Nações Unidas refletia, direta ou indiretamente, os conflitos que estavam em pauta na arena internacional daquele momento. Por isso é que o Conselho de Segurança da ONU, considerado nevrálgico no sentido de solução pacífica de controvérsias, de forma a evitar novas guerras mundiais, tinha em sua composição 5 membros permanentes com poder de veto das decisões . 
Os membros permanentes eram, e são ainda hoje, os vencedores da 2ª guerra: EUA, URSS, China, Grã-Bretanha e França. A princípio era a China Nacionalista que era entendida como a verdadeira China mas, com o crescimento do peso da República Popular na Ásia e dentro do mundo socialista, ela substitui a China Nacionalista. 
Ora, o desenrolar do bipolarismo e da Guerra Fria colocou de lados opostos a URSS e os EUA. Ambos com poder de veto. A conclusão é fácil. Propostas sem conta foram vetadas ou pelos EUA, ou pela URSS ou ainda pela China . 
Incontáveis vezes a ação da ONU foi dificultada e obstaculizada. Há internacionalistas que defendem a ideia de que as agências (ACNUR, UNICEF, FAO, OMS entre outras) que compõem o “sistema ONU" funcionam de forma muito mais efetiva do que os órgãos mais importantes da ONU: a Assembleia Geral e o Conselho de Segurança. 
Assim, quando se desmantela a lógica da Guerra Fria e a própria URSS, passa a ser possível às Nações Unidas articular melhor e, quem sabe, e de maneira mais efetiva a sua ação na arena internacional. Para tal a organização - ONU - tenta “contribuir para consolidar um conjunto de instituições e normas destinado a promover a governança global e, assim, reduzir a possibilidade de conflitos em um mundo marcado pela interdependência. “, como diz a afirmativa da questão. 
  Percebe-se que a motivação fundamental da ONU permanece – solução pacífica de controvérsias – e, que sua a proposta do Secretariado e grande parte dos Estados participantes é de de viabilizar a obtenção efetiva do objetivo para o qual a organização internacional fora criada, ao final da década de 1940. 
A afirmativa apresenta uma ideia de História correta! 
RESPOSTA: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Tanguy Baghdadi professor

Correta

A década de 1990 é chamada por Lindgren Alves de "A Década das Conferências",

dedicadas ao fortalecimento dos regimes internacionais.

Sobre os temas mencionados na assertiva:

1992 - Rio 92, sobre Meio Ambiente

1993 - Conferência de Viena sobre Direitos Humanos

1995 - Conferência Mundial sobre a Mulher (Pequim)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo