As lesões ósseas que acometem a mandíbula e a maxila podem s...
As lesões ósseas que acometem a mandíbula e a maxila podem ser agrupadas em lesões fibro-ósseas benignas, condições metabólicas, neoplasias benignas e malignas. Sobre as lesões ósseas que acontecem a maxila e a mandíbula, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A osteopetrose é um grupo de desordens esqueléticas raras caracterizadas por um aumento acentuado na densidade óssea resultante de defeito na função normal dos osteoblastos e osteoclastos.
( ) A displasia cleidocraniana é uma desordem óssea causada por uma mutação no gene que guia a diferenciação dos osteoblastos.
( ) Pacientes com Doença de Paget mostram diminuições nos níveis séricos de fosfatase alcalina e elevações nas concentrações séricas de cálcio e de fósforo.
( ) A síndrome de Mazabraud é associada à displasia fibrosa em combinação com mixomas intramusculares.
A sequência está correta em
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos explorar as afirmativas da questão sobre lesões ósseas da maxila e mandíbula. Este tema abrange conhecimentos sobre diversas condições que afetam a estrutura óssea, incluindo desordens genéticas, metabólicas e neoplásicas.
Alternativa Correta: C - F, V, F, V.
Vamos analisar cada afirmação:
1) A osteopetrose é um grupo de desordens esqueléticas raras caracterizadas por um aumento acentuado na densidade óssea resultante de defeito na função normal dos osteoblastos e osteoclastos.
Comentário: A osteopetrose é realmente caracterizada por um aumento na densidade óssea, mas o defeito ocorre principalmente na função dos osteoclastos e não na dos osteoblastos. Portanto, esta afirmativa é falsa.
2) A displasia cleidocraniana é uma desordem óssea causada por uma mutação no gene que guia a diferenciação dos osteoblastos.
Comentário: Esta afirmativa é verdadeira. A displasia cleidocraniana está associada a mutações no gene RUNX2, que é crucial para a diferenciação dos osteoblastos.
3) Pacientes com Doença de Paget mostram diminuições nos níveis séricos de fosfatase alcalina e elevações nas concentrações séricas de cálcio e de fósforo.
Comentário: Esta afirmação está errada. Na Doença de Paget, geralmente os níveis de fosfatase alcalina estão elevados, enquanto os níveis de cálcio e fósforo permanecem normais na maioria dos casos.
4) A síndrome de Mazabraud é associada à displasia fibrosa em combinação com mixomas intramusculares.
Comentário: Esta afirmativa é verdadeira. A síndrome de Mazabraud realmente combina displasia fibrosa com mixomas intramusculares.
Portanto, a sequência correta das respostas é a da alternativa C: F, V, F, V.
Compreender as características específicas de cada condição ajuda a determinar a veracidade das afirmações. Recomendo revisar as condições de cada doença para reforçar o entendimento.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A osteopetrose é uma rara doença hereditária - Alteração na função dos osteoclastos e não osteoblastos.
Na doença de paget o aumento da atividade ostoblástica é refeltido nos níveis elevados da fosfatase alqualina (FA) total sérica ou de sua isoenzima óssea. Valores de 10 vezes a mais de FA indicam acomentimento do crânio ou doença poliostótica extensa. O cálcio sérico é normal na doença de paget, mas pode elevar-se em duas condições: se o paciente com a doença e ativa e extensa for imobilizado ou se houver a comcomitância de um hiperparatioridismo primário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo