Considerado o terceiro parágrafo do texto, assinale a altern...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Eu acertei por eliminação, mas não consigo muito entender por que a A está correta. Tentando ajudar, eu entendi as outras assim:
b) não sei explicar.
c) o texto em momento algum fala em preconceito étnico e afins e a pergunta em seguida não se relaciona à referência aos descendentes de judeus.
d) achei correto afirmar que a pergunta sintetiza a inquietação do autor, contudo não é irrelevante para a articulação das partes do parágrafo, visto que a citação em seguida responde a pergunta.
e) ele não descarta categoricamente a possibilidade de se relacionar a CEPT ao desenvolvimento da demência, apenas diz que seria precipitado.
Se alguém puder explicar melhor, será ótimo!
- Colega, vou tentar ajudar!!!
- a) O travessão introduz certa relativização do que se afirmou anteriormente, estando, assim, em confluência com o sentido que sugeriu empresta ao relato.
- certo: o resultado parece ser mais acentuado nessa população, e não a toda e qualquer população. É uma questão que envolve onde foi realzado o estudo e quais pessoas foram analisadas!
- b) A reprodução do que teria dito David Bennet amplia o foco da questão que o texto desenvolve: o neurocientista se refere à demência, como fenômero geral, e não a Alzheimer.
- O Alzheimer é um tipo de demência!
- c) A referência a decendentes de judeus do leste europeu enfatiza o caráter polêmico do resultado mencionado - baseado em preconceito étnico - e fundamenta a questão que se formula em seguida.
- Não!!! vou repetir o mesmo comentário do item A: o resultado parece ser mais acentuado nessa população, e não a toda e qualquer população. É uma questão que envolve onde foi realzado o estudo e quais pessoas foram analisadas!
- Essa é uma grande questão da ciência: o resultado dos estudos em um grupo delimitado pode ser extrapolado para outros grupos? De fato, as "genéticas" são diferentes. Exemplo: hoje, a incidência de determinadas doenças é maior em homens ou mulheres, em negros ou brancos... Não tem a ver com preconceito!
- d) A pergunta retórica Qual estudo está “certo”? sintetiza a inquietação do autor - supostamente partilhada pelo leitor - diante das contradições mencionadas, mas é irrelevante para a articulação das diferentes partes do parágrafo.
- e) Em sua fala, o neurocientista David Bennet, diante da ausência de dados conclusivos, descarta a possibilidade de se relacionar a CEPT à propensão para desenvolver demência.
- Ele exige certa cautela na análise dos dados, mas não "descarta" a possibilidade
- a) O travessão introduz certa relativização do que se afirmou anteriormente, estando, assim, em confluência com o sentido que sugeriu empresta ao relato. O uso do travessão relativiza o que ja fora dito, dando enfoque.
- b) A reprodução do que teria dito David Bennet amplia o foco da questão que o texto desenvolve: o neurocientista se refere à demência, como fenômero geral, e não a Alzheimer. Errado, ele apenas comenta a não relação com a demência.
- c) A referência a decendentes de judeus do leste europeu enfatiza o caráter polêmico do resultado mencionado - baseado em preconceito étnico - e fundamenta a questão que se formula em seguida. O texto não cita qualquer tipo de preconceito.
- d) A pergunta retórica Qual estudo está “certo”? sintetiza a inquietação do autor - supostamente partilhada pelo leitor - diante das contradições mencionadas, mas é irrelevante para a articulação das diferentes partes do parágrafo. Não se faz irrelevante, pois é a motivadora do texto.
Comentando a correta:
a) O travessão introduz certa relativização do que se afirmou anteriormente, estando, assim, em confluência com o sentido que "sugeriu "empresta ao relato.
Bem,eu entendi assim: Como o que vem depois do travessão relativiza os resultados(dizendo que em certa parcela da população os resultados foram mais enfáticos, consequentemente em outra não), ocorre portanto a dita CONFLUÊNCIA com o termo "sugeriu". Resumindo, o estudo não faz juízo de certeza sobre a afirmação, apenas sugere algo e a parte depois do do travessão relativiza a sugestão
Se "sugeriu" viesse destacado ou entre aspas na assertiva facilitaria a análise.
Eita negócio embolado!!! rsrsrs
Tentei ajudar,
Bons estudos!!
Alguém pode explicar porque a alternativa está errada?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo