O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comerciali...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1125768 Geografia

O agronegócio no Brasil é bastante dependente da comercialização de commodities em mercados internacionais. A respeito da balança comercial de produtos agropecuários entre Brasil e China, julgue o item a seguir.


A guerra comercial envolvendo China e Estados Unidos causou repercussões diretas no comércio bilateral de produtos agropecuários do Brasil com o país asiático. O efeito mais visível foi o aumento substancial da comercialização de grãos (soja) a partir de 2018.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A participação do agronegócio na composição do PIB brasileiro vem aumentando nos últimos anos. Conhecer essa atividade em seus detalhes é fundamental no entendimento da economia e da geografia brasileira. 

Item correto - Apesar da posição de maior economia do planeta, centro financeiro global e polo tecnológico inovador, os EUA também são grande produtor e exportador de commodities agrícolas. Já a China é um grande comprador de alimentos no mercado internacional e desde o início da guerra comercial vem substituindo importações substituíveis de seu adversário comercial e geopolítico. O Brasil, dada a sua posição de grande produtor e país que gozava de boas relações com a China, foi a escolha natural para esse fornecimento. 
  

Gabarito do professor: Certo.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito CERTO

A China é a maior compradora de soja do Brasil.

Os Estados Unidos e o Brasil são, respectivamente, o primeiro e o

segundo maior produtor de soja do mundo – de certa forma, portanto,

são concorrentes em âmbito global. Como por conta da guerra

comercial, os produtos norte-americanos passaram a serem taxados

na China, os produtos brasileiros ficaram mais baratos. Por conta disso,

a soja brasileira passou a ser a preferida de Pequim.

Prof Alexandre Vastella Gabarito: Certo.

gabarito certo

as exportações para a China são relevantes. O sucesso da soja é incontestável. Até outubro deste ano, fornecemos 28,5 milhões das 52,7 milhões de toneladas importadas pelos chineses. mas não só a soja, em açúcar, fornecemos 1,5 das 2,4 milhões de toneladas compradas pela China

bons estudos

1.Não se engane, Brasil Agora é o maior produtor de soja, já ultrapassou os EUA

2.A China é a maior compradora de soja do Brasil

TEC

ITEM CORRETO.

 

A questão aborda como a guerra comercial envolvendo China e Estados Unidos afetou o Brasil nas exportações para a China.

A guerra comercial teve seu início formal em 6 de julho de 2018. Porém, as tarifas americanas sobre produtos chineses entraram em vigor a partir da eleição de Trump, em 2016. Em 2018, o presidente norte-americano aplicou novas tarifas alfandegárias, aumentando 25% o imposto de centenas de produtos tecnológicos chineses. O valor total da tributação atingiu US$ 34 bilhões.

Em resposta, a China também tributou importações dos EUA. No final do mesmo ano, houve uma tentativa de firmar um acordo, durante o G20, na Argentina. Após vários ataques e contra-ataques, China e EUA concordaram com a suspensão de novas tarifas sobre importações, em dezembro de 2019.

Nesse sentido, o protecionismo dos EUA e a retaliação chinesa afetou as exportações de produtos relevantes na pauta exportadora brasileira. Em 2018, as tarifas retaliatórias impostas pela China sobre as exportações de soja estadunidenses beneficiaram o Brasil, dentre outros exportadores, direcionando sua produção doméstica para o mercado chinês. Além da soja, outros itens brasileiros também tiveram suas vendas disparadas no mercado chinês, com destaque para tabaco, algodão, fígados, ovas, milho e lagosta congelada.

Além desses itens, o Brasil conseguiu inserir outros produtos no mercado chinês, como carne bovina, pedaços e miudezas de galos e galinhas, suco de laranja, caixa de marchas e suas partes para veículos e automotores, castanha-do-Pará e peixes ornamentais. Assim, em 2018, o Brasil atingiu o maior superávit da história com a China, de US$ 30 bilhões.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo