Sabendo que água e “óleos e graxas” são imiscíveis e o NaCℓ...
Sabendo que água e “óleos e graxas” são imiscíveis e o NaCℓ não é solúvel em “óleos e graxas”, assinale a alternativa que apresenta, na ordem, os dois procedimentos mais viáveis para separar uma mistura formada pelas três substâncias, segundo o esquema abaixo:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Esta questão aborda conceitos relacionados aos processos de separação de misturas.
É importante observar quais os materiais que devem ser separados para identificarmos a técnica mais adequada.
No procedimento 1 são separados os óleos e graxas de uma solução contendo água e sal. Dessa forma, trata-se de uma separação entre dois líquidos imiscíveis.
No procedimento 2 são separados a água e o sal, que formam uma mistura homogênea.
Com base no exposto, analisemos os processos citados nas alternativas:
• Centrifugação:
Esse processo é utilizado na separação de misturas heterogêneas, geralmente entre sólidos e líquidos. Ela é baseada na diferença de densidade entre as substâncias a serem separadas, em que o material mais denso se concentra no fundo do recipiente, com a utilização de uma força centrífuga. Como há uma diferença de densidade entre óleos e graxas e a solução de água contendo sal é possível utilizar esse processo para separá-los no procedimento 1, mas não é comum. Para a separação óleo/água normalmente são necessárias centrífugas específicas. Esse método não é adequado para a separação de misturas homogêneas, portanto, não é apropriado para o procedimento 2.
• Decantação:
Essa técnica de separação é utilizada na separação de misturas heterogêneas, líquido-líquido ou sólido-líquido. Ela é baseada na diferença de densidade entre as substâncias a serem separadas. Por ação da gravidade a fase mais densa se concentra no fundo. Ela pode ser empregada no procedimento 1, devido à diferença de densidade entre as fases. Nesse caso, a fase composta pelos óleos e graxas é menos densa e flutua, enquanto que a água com sal se concentra no fundo do recipiente. Entretanto, essa técnica não é adequada para o procedimento 2, pois corresponde à separação de uma mistura homogênea.
• Destilação simples:
Esse processo é muito utilizado para a separação de misturas homogêneas, com sólido dissolvido no líquido. Ela é baseada na diferença entre as temperaturas de ebulição dos componentes e consiste na vaporização e posterior condensação do líquido (componente mais volátil) para separá-lo do sólido. Como no procedimento 2 tem-se uma mistura homogênea composta por sal e água a destilação simples pode ser utilizada. Para o procedimento 1 essa técnica não é a mais adequada, pois é necessária a separação de uma mistura heterogênea.
• Filtração:
Essa técnica é utilizada na separação de misturas heterogêneas, geralmente para sólido-líquido e consiste na utilização de um filtro para retenção das partículas sólidas, mas que permite a passagem do líquido para a separação dos componentes. Dessa forma, ela não é adequada para o procedimento 1 (mistura heterogênea de líquidos imiscíveis) ou para o procedimento 2 (mistura homogênea).
Portanto, para o procedimento 1, dentre as técnicas citadas, a mais adequada é a decantação, enquanto que para o procedimento 2 é a destilação simples.
Gabarito da Professora: Letra E.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
decantação, separa misturas heterogêneas
destilação simples, separa misturas homogêneas (soluções)
Oi!
Gabarito: E
Bons estudos!
-Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo