Assinale a opção correta quanto à pontuação.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (7)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
- O nosso século, que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida. (CORRETA)
- O nosso século, que se iniciou e tem se desenvolvido, sob a insígnia, da civilização industrial primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida. (ERRADO, AS VÍRGULAS SEPARAM SUJEITO DE PREDICADO E COMPLEMENTO NOMINAL DA LOCUÇÃO ADJETIVA)
- O nosso século que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina, e depois fez dela, o seu modelo de vida. (ERRADO, SUJEITO E PREDICADO ESTÃO SEPARADOS)
- O nosso século que se iniciou, e tem se desenvolvido, sob a insígnia da civilização industrial, primeiro inventou a máquina e, depois fez dela o seu modelo de vida. (ERRADO, SUJEITO E PREDICADO SEPARADOS, ALÉM DE EXCESSO DE PAUSA PROVOCADO POR VÍRGULA ANTES DO “E”)
- O nosso século que se iniciou, e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial primeiro, inventou a máquina e depois, fez dela o seu modelo de vida. (ERRADO, SUJEITO E PREDICADO SEPARADOS VÍRGULA INADEQUADA ANTES DE “E”)
Essa tá fácil! ;)
" ,que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial," esta entre vírgulas para evitar a repetição do termo "o nosso século" pois existe a fusão de suas frases:
1- "O nosso século primeiro se inventou a máquina e depois fez dela o seu modelo de vida." e
2 - "O nosso século se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial."
Se eu estiver equivocada, corrijam!
Ou seja, está se fazendo uma explanação sobre o século que vivemos (nosso século).
Ao contrário do que o amigo acima falou, a fuga da repetição não se justifica pelo uso das vírgulas, mas pelo uso do pronome relativo "que".
Tanto é assim que se tratase de uma oração subordinada adjetiva restritiva, ou seja, que visa restringir especificar e distinguir, o que não acontece na questão, posto que não há mais de um "nosso século", o pronome "que" ainda evitaria a repetição, mas as vírgulas sumiriam sem alterar o texto, somente o sentido.
Exemplos:
O homem, que é ser racional, vem ampliando seus conceitos. (A vírgula separa uma explanação - Or. Subord. Adjetiva Explicativa)
O homem que acorda cedo corre todos os dias. (Aqui há uma restrinção, não é todo homem que corre todos os dias, mas aquele que acorda cedo, logo não há o uso de vírgulas - Or. Subord. Adjetiva Restritiva)
Para a resolução das demais alternativas, basta lembrar que nunca se deve separa sujeito de verbo, ou seja, a oração
"O nosso século primeiro inventou a máquina" não poderia nunca separada por vírgulas, uma vez que encontra-se na ordem direta "sujeito+verbo+complemento". O uso da vírgula entre essa oração só seria possível para isolar termo, aposto por exeemplo, ou outra oração como ocorre na alternativa A.
Olá Pessoal!
Lembro que a oração principal do período, na ordem direta, é " O nosso século primeiro inventou a máquina e depois fez dela o seu modelode vida". A oração " que se iniciou e tem se desenvolvido sob a insígnia da civilização industrial" é introduzida na oração principal, assim posta corretamente entre vírgulas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo