A esse respeito, com base nas informações do texto e consid...
O avanço da divisão técnica e territorial do trabalho e as transformações decorrentes das novas formas de comunicação ampliaram a organização em redes – de produção e distribuição, de prestação de serviços, de gestão política e econômica – cujos nós são constituídos pelas cidades.
Nesse contexto, a rede urbana brasileira definida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a partir do estudo Regiões de Influência das Cidades – REGIC (2007), destaca a concepção da complexidade das relações e interações espaciais entre as cidades brasileiras em suas diferentes tipologias e redes de influência entre centros urbanos, em alguns contextos de proximidade ou até mesmo de distância.
IBGE. REGIC. Rio de Janeiro, 2008, p. 9, com adaptações.
A esse respeito, com base nas informações do texto e considerando a imagem da rede urbana brasileira apresentada, julgue o item a seguir.
São Paulo e Rio de Janeiro, maiores centros urbanos e
principais centros financeiros e empresariais do Brasil
e da América do Sul, são denominados metrópoles
internacionais ou cidades mundiais pela respectiva
influência sobre a vasta extensão do território
brasileiro e sul-americano.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Item errado - Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), São Paulo e Rio de Janeiro não se encontram no mesmo patamar de influência sobre outros espaços. A capacidade de influência de São Paulo coloca essa grande metrópole numa posição superior a do Rio de Janeiro, sendo a única cidade brasileira de influência global.
Gabarito do professor: errado.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Creio que o RJ não se enquadre no conceito de cidade mundial, conforme adotado na Geografia Urbana. No ranking de cidades globais, nas categorias de Alfa (Cidades globais com serviço completo), Beta (Maiores cidades globais) e Gama (Menores cidade globais), a única cidade brasileira a figurar é São Paulo, identificada como Beta de 8 pontos. https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/view/13303/12266
Rio de janeiro não se enquadram como cidade global, somente SP. RIO e SP possuem uma conurbação, isto é, praticamente se unem pela extensão territorial.
esqueca esse negocio de de alfa e beta quem manda é o IBGE, a única cidade com influencia mundial é SP, o resto e nacional e regional . RJ é nacional.
O erro da questão está em dizer que São Paulo e Rio de Janeiro está no
mesmo patamar de “metrópoles internacionais” ou “cidades mundiais”.
Embora sejam relevantes em âmbito nacional, estas duas metrópoles
não se projetam a nível global do mesmo modo que, por exemplo,
Londres, Nova York ou Tókio – ainda que alguns estudos incluam São
Paulo nessa categoria.
Prof Alexandre Vastella
ERRADO
São Paulo e Rio de Janeiro são cidades Globais.
Muito pertinente e sensato o cometário de Camila Cais.
Mas vejo o erro da questão, quando ela afirma que essas cidades, são internacionais pelo motivo da influência sobre a vasta extensão do território brasileiro e sul-americano.
Não é essa influência que faz delas Cidades Globais e sim porque: "São dotadas de técnica e conhecimento em serviços de elevada influência nas decisões vinculadas à economia globalizada e ao progresso tecnológico". Logo suas respectivas influências transcende o território Sul-americano.
Fonte:https://brasilescola.uol.com.br/geografia/cidades-globais.htm#:~:text=As%20cidades%20globais%2C%20conhecidas%20tamb%C3%A9m,no%20topo%20da%20hierarquia%20urbana.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo