O Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) – Educaçã...
I. Apresenta orientações que respeitam a autonomia das escolas como representantes de seu território, promovendo generalizações ou caracterização pormenorizada que favorecem a inclusão de especificidades identitárias. II. Reconhece a apreensão de “território” como conceito híbrido e unidimensional. Para definir os fenômenos de utilização humana de espaços e lugares ou a dinâmica da interação social, ambiental, política, econômica e cultural mediada pelo espaço, deve-se ter claro que definir territórios a partir das identidades que lhe são emergentes é uma opção política. III. Compreende território no contexto das questões do poder, do apropriar-se do seu engendramento ou subordinar-se a ele; a conceituação mais atual esforça-se por reconhecer a suposição de territorialidades em um mesmo território e a mobilidade de suas linhas definidoras. IV. A dimensão da autonomia aparece como categoria imprescindível ao desenvolvimento. Autonomia como expressão política de uma população ou território capaz de participar e atuar nas definições dos rumos a serem tomados para o seu futuro e os rumos do desenvolvimento.
Está correto o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: C - III e IV, apenas.
A questão aborda o conceito de território e autonomia no contexto do Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB), especialmente aplicado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental. O documento tem uma visão contemporânea de território e autonomia, onde reconhece a multiplicidade de identidades e a dinâmica de poder envolvida na definição e redefinição dos territórios. O foco está na compreensão de que o território não é estático nem unidimensional; ele é composto por várias territorialidades e está em constante transformação, influenciado por aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.
Afirmativa III: A assertiva correta destaca que o DCRB compreende o território dentro das questões de poder e reconhece a existência de múltiplas territorialidades dentro de um mesmo espaço. Além disso, entende que as fronteiras dos territórios são móveis, o que está alinhado com as concepções mais atuais na área de geografia e estudos sobre o espaço.
Afirmativa IV: Esta afirmativa também está correta ao dizer que a autonomia é uma dimensão essencial para o desenvolvimento do território. Implica na capacidade de um povo ou território em participar e influenciar as decisões que afetam seu futuro, o que está em consonância com uma perspectiva democrática e participativa de planejamento e desenvolvimento local.
As afirmativas I e II não estão corretas. A Afirmativa I está errada porque sugere que o documento promove generalizações, o que contraria a própria natureza de um currículo que valoriza as especificidades identitárias e a diversidade dos territórios. A Afirmativa II apresenta uma compreensão equivocada ao caracterizar o território como um conceito híbrido e unidimensional, o que vai contra a visão do DCRB e das teorias contemporâneas de currículo que vêem o território como multidimensional e composto por diversas identidades e relações de poder.
Para resolver essa questão, era necessário compreender conceitos geográficos atuais sobre território e autonomia, bem como saber como esses conceitos são aplicados na prática educacional e na elaboração de currículos que respeitam as diversidades e particularidades locais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo