Com relação aos produtos e serviços bancários, julgue o item...
Os depósitos de poupança são remunerados, com base no saldo médio depositado em cada período de rendimento, por juros de 0,5% ao mês e pela taxa referencial (TR).
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Errado. O Juros da poupança incidem sobre o menor valor do período e não sobre o saldo médio depositado.
. Como são remunerados os depósitos da poupança?
As regras para a remuneração dos depósitos de poupança são estabelecidas no artigo 12 da Lei 8.177, de 1991, alterada pela Lei 12.703, de 2012. Os valores depositados e mantidos em depósito por prazo inferior a um mês não recebem nenhuma remuneração.
Com as atualizações do cálculo do rendimento, desde o dia 4 de maio de 2012 passou a depender da taxa de juros SELIC, acrescido da TR (taxa referencial), que é calculado no dia do depósito mais a remuneração atual da poupança que é de 0,5% mensais e 6,17% ao ano.
Tirei do site da Caixa essa boa explicação: A remuneração da caderneta de poupança é de 0,5% ao mês (6,17% a.a.), mais a variação da TR. Os valores depositados em poupança são remunerados com base na taxa referencial (TR), acrescida de juros de 0,5% ao mês. Os valores depositados e mantidos em depósito por prazo inferior a um mês não recebem nenhuma remuneração. A TR utilizada é aquela do dia do depósito.
ALEM DO QUE A COLEGA Tatiana Almeida FALOU CORRETAMENTE A QUESTÃO ESTA DESATUALIZADA ERRADA
taxa referencial (TR) e obtido através da seguinte fórmula:
TR = a+b x TBF
Considere que:
a: Valor fixo igual a 1,005 (valor fixado desde a criação da TR) b: Depende do valor da TBF e é divulgado pelo Banco Central TBF: Tarifa básica financeira divulgada pelo Banco CentralAnteriormente, a TBF era calculada pelas taxas médias dos CDBs e RDBs ( o que tornava praticamente impossível o cálculo pelo investidor comum).
Para quem quiser a explicação objetiva e detalhada
O rendimento da poupança obedece, primeiramente, ao critério da taxa SELIC que se for:
> 8,5%: 0,5% + TR
<= 8,5%: 70% da SELIC
A TR (taxa referencial) é calculada de acordo com uma média ponderada da taxa prefixada de CDB e RDB das 20 maiores instituições financeiras (excluindo as duas maiores e menores), que é a TBF, dividido pelo redutor R (de acordo com a vontade do governo).
Fórmula da TR: [(1 + TBF)/R] -1
Complementando: dizer que a poupança rende 0,5% ao mês + TR é o mesmo que falar que ela rende 6,17% ao ano + TR. Isso porque, em juros compostos, (1 + 0,5%)^12 é 1,06167781%. Portanto, um valor bem aproximado à 6,17%.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo