No Brasil, a desigualdade oriunda da segregação educacional ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2251571 Serviço Social
No Brasil, a desigualdade oriunda da segregação educacional ainda se faz presente, sendo representada como uma mancha. No entanto, nem sempre resulta em um sentimento de responsabilidade por parte dos legisladores, formuladores de políticas ou responsáveis pela sua execução, isto é, os atores da escola, pois a culpa pelo fracasso educacional de alunos das classes menos favorecidas recai frequentemente sobre eles e suas famílias. A mácula da desigualdade tem, dentre outras questões, sua origem na configuração que o Estado vem tomando, no que se refere à política educacional desde os tempos do Império e permanece até os dias atuais, a despeito dos progressos em relação ao combate da desigualdade. Considerando a função social e política da escola, na perspectiva da ideologia neoliberal, podemos dizer que ela influenciou e ainda influencia as políticas educacionais em muitos países. Assumindo uma posição crítica em relação a tal perspectiva, a escola deverá:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gab.C

**A. Adaptar-se às demandas do mercado para garantir a empregabilidade dos estudantes e promover sua ascensão social.**

Esta opção reflete a visão neoliberal de que a educação deve servir às necessidades do mercado. No entanto, essa perspectiva pode ser criticada por não considerar a educação como um meio de emancipação e transformação social.

**B. Ser um mecanismo de controle social que perpetua as desigualdades existentes, reproduzindo os interesses da classe dominante.**

Esta opção reflete a teoria crítica da educação, que argumenta que a educação muitas vezes serve para reproduzir as desigualdades sociais existentes.

**C. Ser um espaço de diálogo e reflexão, onde os alunos possam questionar as estruturas de poder e buscar uma transformação social.**

Esta opção reflete a visão de Paulo Freire da educação como uma prática de liberdade, onde os alunos são encorajados a questionar e desafiar as estruturas de poder existentes.

**D. Fornecer aos estudantes uma educação orientada para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, preparando-os para o mercado de trabalho.**

Esta opção reflete uma visão mais holística da educação, que enfatiza o desenvolvimento de habilidades além das acadêmicas, incluindo habilidades sociais e emocionais.

Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

2. Bourdieu, P., & Passeron, J. C. (1977). Reproduction in Education, Society and Culture. Sage.

3. Apple, M. W. (2004). Ideologia e Currículo. Artmed.

4. Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism. Oxford University Press.

5. Nussbaum, M. (2010). Not For Profit: Why Democracy Needs the Humanities. Princeton University Press.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo