Considerando-se o processo de globalização e os contratos i...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) possuem os atributos típicos das normas jurídicas estatais, razão pela qual devem ser seguidos pelas partes em todas as transações comercias internacionais.
A alternativa está INCORRETA, tendo em vista que os INCOTERMS não possuem atributos típicos das normas jurídicas estatais, mas sim uma característica propositiva, como se pode observar:
“Na realidade, não impõem e sim propõem o entendimento entre
vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da
mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final (zona de
consumo)”.
B) são importante fonte do direito internacional privado e contribuem positivamente para incrementar o dinamismo do comércio internacional.
A alternativa está INCORRETA, tendo em vista que os INCOTERMS não são considerados fontes internas do Direito internacional Privado, tais como a Constituição, as leis, o Costume nacional e a Doutrina e a jurisprudência interna. Assim como também não são caracterizados como as fontes internacionais, como os Tratados internacionais o Costume internacional e por fim a Jurisprudência internacional.
C) cuidam
apenas da relação jurídica entre comprador e vendedor, sem interferir nos
contratos de transporte das mercadorias firmados com terceiros.
A alternativa está CORRETA, uma vez que os INCOTERMS não interferem nos contratos de transporte das mercadorias firmados com terceiros, como se pode observar:
“Os chamados Incoterms (International Commercial Terms / Termos Internacionais de Comércio) servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras, como por exemplo: onde o exportador deve entregar a mercadoria, quem paga o frete, quem é o responsável pela contratação do seguro.
Enfim, os Incoterms têm esse objetivo, uma vez que se trata de regras internacionais, imparciais, de caráter uniformizador, que constituem toda a base dos negócios internacionais e objetivam promover sua harmonia.
Na realidade, não impõem e sim propõem o entendimento entre vendedor e comprador, quanto às tarefas necessárias para deslocamento da mercadoria do local onde é elaborada até o local de destino final (zona de consumo): embalagem, transportes internos, licenças de exportação e de importação, movimentação em terminais, transporte e seguro internacionais etc”.
D) são
cláusulas contratuais que estabelecem o nível de responsabilidade jurídica
entre comprador e vendedor nos contratos de compra e venda de mercadorias e
serviços.
A alternativa está INCORRETA, uma vez que os INCOTERMS não são cláusulas contratuais, mas “Termos Internacionais de Comércio, que servem para definir, dentro da estrutura de um contrato de compra e venda internacional, os direitos e obrigações recíprocos do exportador e do importador, estabelecendo um conjunto padronizado de definições e determinando regras e práticas neutras”.
Gabarito do professor: Alternativa C
Fontes: Site do Siscomex e MAZZUOLI, Valerio de Oliveira. Direito internacional privado : curso
elementar / Valerio de Oliveira Mazzuoli. – Rio de Janeiro : Forense, 2015.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Incoterms é a abreviatura do inglês (International Commercial Terms), que em português significa “Termos Internacionais de Comércio”. Trata-se de normas padronizadas que regulam aspectos diversos do comércio internacional. Os Incoterms são importantes pois eles têm o papel de deixar clara a alocação de riscos, custos e obrigações entre o comprador e o vendedor em um contrato de compra e venda de mercadorias.
A função dos Incoterms é definir os direitos e obrigações do exportador e do importador, estabelecendo a responsabilidade e deveres entre o comprador e vendedor. Principais funções:
- Local onde o exportador deve entregar a mercadoria
- Quem deve pagar o frete internacional
- Quem deve realizar e pagar as formalidades de exportação e importação
- Quem deve contratar e pagar do
- Quais são os limites dos riscos de cada um (comprador e vendedor)
Fonte: site fazcomex
Gab C
Os Incoterms surgiram em 1936, quando a Câmara Internacional do Comércio – CCI, com sede em Paris, interpretou e consolidou as diversas formas contratuais que vinham sendo utilizadas no comércio internacional.
O constante aperfeiçoamento dos processos negocial e logístico, com este último absorvendo tecnologias mais sofisticadas, fez com que os Incoterms passassem por diversas modificações ao longo dos anos, culminando com um novo conjunto de regras. A partir de 1º de janeiro de 2011 entrou em vigor a versão Incoterms 2010.
Incoterms®2020
Termos Internacionais de Comércio (Incoterms) discriminados pela International Chamber of Commerce (ICC) em sua Publicação nº 723-E, de 2020: (alguns)
*EXW=EX WORKS (named place of delivery) NA ORIGEM (local de entrega nomeado)
*FCA=FREE CARRIER (named place of delivery) LIVRE NO TRANSPORTADOR (local de entrega nomeado)
*FAS=FREE ALONGSIDE SHIP (named port of shipment) LIVRE AO LADO DO NAVIO (porto de embarque nomeado)
*FOB=FREE ON BOARD (named port of shipment) LIVRE A BORDO (porto de embarque nomeado)
*CFR=COST AND FREIGHT (named port of destination) CUSTO E FRETE (porto de destino nomeado)
*CIF=COST, INSURANCE AND FREIGHT (named port of destination) CUSTO, SEGURO E FRETE (porto de destino nomeado)
*CPT=CARRIAGE PAID TO (named place of destination) TRANSPORTE PAGO ATÉ (local de destino nomeado)
*CIP=CARRIAGE AND INSURANCE PAID TO (named place of destination) TRANSPORTE E SEGURO PAGOS ATÉ (local de destino nomeado)
*DAP=DELIVERED AT PLACE (named place of destination) ENTREGUE NO LOCAL (local de destino nomeado)
*DPU=DELIVERED AT PLACE UNLOADED (named place of destination) ENTREGUE NO LOCAL DESCARREGADO (local de destino)
*DDP=DELIVERED DUTY PAID (named place of destination) ENTREGUE COM DIREITOS PAGOS (local de destino nomeado)
Fonte: Siscomex
international commercial terms (INCOTERMS) cuidam apenas da relação jurídica entre comprador e vendedor, sem interferir nos contratos de transporte das mercadorias firmados com terceiro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo