A Lei 8.666/93 dispõe em seu artigo 41: “A Administração não...
Em relação aos princípios das licitações públicas, o artigo se refere ao princípio da
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (1)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Princípio da legalidade é o princípio que determina que a administração pública só pode agir mediante autorização legal, isto é, só pode agir quando existir lei que ampare sua atuação, não podendo atuar de forma contrária à lei ou na falta de lei.
Princípio da isonomia é o princípio que determina que todas as pessoas em posição similar devem ser tratadas de forma igualitária. Nas licitações públicas esse princípio significa que todos os licitantes e potenciais licitantes devem receber tratamento igualitário.
Princípio da publicidade é o princípio pelo qual os atos administrativos devem receber a maior divulgação possível, inclusive os atos praticados nos processos licitatórios.
Princípio vinculação ao instrumento convocatório é o princípio que determina que, nas licitações públicas, tanto os particulares licitantes quanto a administração pública devem obedecer às regras previstas no edital que é considerado a “lei" do certame.
O artigo 41 da Lei nº 8.666/1993, ao dispor que a Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada, concretiza o princípio da vinculação ao instrumento convocatório, de modo que a resposta da questão é a alternativa D.
Gabarito do professor: D.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito D
“A Administração não pode descumprir as normas e condições do edital, ao qual se acha estritamente vinculada.”
Vinculação ao instrumento convocatório
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo