Em relação às marchas patológicas, marque a alternativa corr...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1024590 Fisioterapia
Em relação às marchas patológicas, marque a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa C é a correta: a marcha tabética é encontrada nas lesões dos cordões posteriores da medula.

Vamos agora entender melhor o porquê essa é a alternativa correta e explorar as demais opções.

Alternativa C - Correta: A marcha tabética é caracterizada por uma dificuldade na propriocepção devido a lesões nos cordões posteriores da medula espinhal. Essa condição leva a uma marcha instável e descoordenada, onde o indivíduo apresenta um movimento exagerado dos membros inferiores, elevando os pés de forma excessiva e os batendo no chão. Essa marcha é comum em casos de sífilis terciária não tratada, também conhecida como tabes dorsalis.

Alternativa A - Incorreta: A descrição dada na alternativa A relaciona-se de forma incorreta à marcha em tesoura. Na marcha em tesoura, típica da diplegia espástica congênita, há hipertonia, especialmente dos músculos adutores do quadril. Isso causa um padrão de marcha onde as pernas se cruzam, semelhante a uma tesoura, não hipotonia, como mencionado na alternativa.

Alternativa B - Incorreta: A marcha atáxica, também chamada de marcha ebriosa, é caracterizada por uma caminhada inconstante e vacilante, semelhante à de alguém embriagado. Essa marcha está mais associada a lesões cerebelares ou neuropatias periféricas, e não diretamente a lesões do mesencéfalo, como afirmado na alternativa.

Alternativa D - Incorreta: A marcha digitígrada, que é quando o indivíduo caminha na ponta dos pés, ocorre geralmente devido à hipertonia dos músculos da panturrilha (tríceps sural), e não por hipotonia como mencionado. Hipotonia desse grupo muscular implicaria dificuldades em manter a posição plantarflexora exigida para a marcha digitígrada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Marcha Digitígrada: Verificada quando há hipertonia do TRÍCEPS SURAL. A marcha se faz na ponta dos pés, comumente chamada de "MARCHA DE BAILARINA"

GABARITO:C

MARCHA EM TESOURA (Marcha espástica): Ocorre um encurtamento/hipertonia dos músculos adutores do quadril, provocando uma adução das coxas, de modo que os joelhos podem cruzar-se um na frente do outro, com a passada assemelhando-se a uma tesoura.

MARCHA ATÁXICA : A ataxia cerebelar progressiva é uma patologia causada pela lesão cerebelar. Esta lesão é uma das principais causas que afetam a coordenação e a realização da marcha. Os movimentos passam a ser incertos, inseguros e descoordenados.

MARCHA TABÉTICA (TALONANTE) : Esse tipo de marcha ocorre por perda das informações sensoriais dos membros inferiores (MMII), principalmente da propriocepção. Pode ocorrer por lesão do cordão posterior da medula ou neuropatia periférica sensorial. A marcha é realizada com a base alargada, com o olhar para o solo, e a perda da noção da proximidade do solo em relação aos pés, faz com que ele arremesse o pé para diante e bata com força no solo. Essa marcha foi descrita primeiramente nos pacientes com neurossífilis (Tabes Dorsalis).

MARCHA DIGITÍGRADA : Verificada quando há hipertonia, sobretudo do tríceps sural. A marcha se faz na ponta dos pés, comumente chamada de marcha de bailarina.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo