Os discos rígidos são um dos tipos de unidades de armazenam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q233381 Arquitetura de Computadores
Os discos rígidos são um dos tipos de unidades de armazenamento não-volátil utilizados nos computadores. Considerando os tipos de discos rígidos e sua organização, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A

Os discos rígidos são componentes fundamentais nos sistemas de computadores, servindo como meios de armazenamento de dados a longo prazo. A questão aborda especificamente os tipos de discos rígidos e suas tecnologias relacionadas, o que requer conhecimento sobre as diversas interfaces e padrões empregados ao longo do tempo.

A alternativa correta, A, afirma que os discos do tipo SAS (Serial Attached SCSI) são um aperfeiçoamento da tecnologia SCSI (Small Computer System Interface). Isso é verdadeiro. A tecnologia SCSI tradicionalmente utilizava comunicação paralela, o que acabava limitando o comprimento dos cabos e a taxa de transferência de dados devido a problemas como interferência e sincronização de sinal. Com a evolução para a comunicação serial no SAS, melhorou-se a velocidade, confiabilidade e distância dos cabos, além de permitir taxas de transferência de dados superiores.

É importante entender as diferenças entre as tecnologias para poder identificar a assertiva correta. O conhecimento sobre a evolução das interfaces de disco e as vantagens de cada uma delas são essenciais para responder a essa pergunta corretamente. No caso da alternativa A, o que determina sua correção é o entendimento de que o SAS é de fato um desenvolvimento subsequente do SCSI que utiliza comunicação serial, resultando em um desempenho aprimorado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI),     um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

Fonte:http://www.hardware.com.br/termos/sas
SCISI: Small Computer System Interface. Repare no SYSTEM e não SERIAL.
Passivo e ativo: são tipos de terminação. Já o LVD é um tipo de sinalização de barramento.


Pelo Wikipedia, Fibre Channel:
"Apesar do nome, e de ser utilizado principalmente com fibras ópticas, o Fibre Channel também pode ser utilizado com cabeamento metálico."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibre_channel. Acessado em 21/11/2012 as 22h40.

Com a introdução do Serial ATA, o barramento SCSI perdeu grande parte de seus atrativos, já que o SATA oferece uma grande parte das vantagens que antes eram atribuídas ao SCSI e, ao mesmo tempo, oferece um sistema de cabeamento mais simples.

Para preencher a lacuna, surgiu o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, muito similar ao SATA em diversos aspectos, que adiciona várias possibilidades interessantes voltadas para o uso em servidores. Ele preserva o mesmo conjunto de comandos e é por isso compatível a nível de software. Não estou falando aqui do Windows e de programas como os que utilizamos em desktops, mas sim de aplicativos personalizados, complexos e caros, utilizados em grandes servidores.

Assim como o SCSI conviveu com o padrão IDE por mais de duas décadas, o SAS está destinado a concorrer com o SATA, com cada um entrincheirado em seu respectivo nicho: o SATA nos micros domésticos e servidores de baixo custo e o SAS em servidores maiores e estações de trabalho.

http://www.hardware.com.br/termos/sas

Gabarito Letra A

SAS (Serial Attached SCSI), ou SCSI com Serial Anexado. Esse modelo, assim como o SATA, é uma evolução do SCSI, que antes utilizava comunicação paralela, e agora utiliza um tipo de transferência serial.

 

Ele foi inspirado no SATA e por isso mantém uma grande compatibilidade com esse modelo de armazenamento. O diferencial encontrado nos dispositivos SAS é a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS.

"ESTUDE HOJE PARA VENCER AMANHÃ"

a-

SCSI trata-se de um barramento paralelo, voltado para o mercado de servidores.

In computing, Serial Attached SCSI (SAS) is a point-to-point serial protocol that moves data to and from computer-storage devices such as hard disk drives and tape drives. This allows the connection of SATA drives to most SAS backplanes or controllers.

https://en.wikipedia.org/wiki/Serial_Attached_SCSI

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo