A área sociojurídica, para Borgianni (2013), apresenta diver...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O Estudo Social: é um instrumento utilizado para conhecer e analisar detalhadamente a
situação vivida por determinados sujeitos ou grupo de sujeitos sociais, com demandas
específicas. (MIOTO,2001).
O Estudo Social é um instrumental inerente ao trabalho do Assistente Social.
Estudo Social é o processo metodológico específico do serviço social, que tem por finalidade conhecer, de forma crítica, uma determinada situação ou expressão das questões sociais nos seus aspectos sócio-econômicos e culturais, com finalidades relacionadas a avaliações e julgamentos, ou seja a função do estudo social é emitir parecer à autoridade competente. A lei de regulamentação, no art. 5, menciona que “constitui atribuições privativas do assistente social: IV realizar vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social” (art. 5. CRESS, 2005, p. 13), dentre eles se inclui o estudo social. Segundo Favero, o estudo social tem “por finalidade conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional especialmente nos seus aspectos socioeconômicos e culturais” (2004, p. 42).
GABARITO: A. Fávero (2005), afirma que o estudo social é um PROCESSO METODOLÓGICO ESPECÍFICO DO SERVIÇO SOCIAL e ele tem por finalidade CONHECER com profundidade, e de forma crítica, uma determinada EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL, especialmente nos seus aspectos SOCIOECONOMICOS e CULTURAIS. Borgianni (2013, p.437) também coloca que ‘’ O que é próprio de nossa intervenção é o estudo social, que, a partir de aproximações possíveis, deve buscar reproduzir as determinações que constituem a totalidade sobre a qual somos chamados a emitir um parecer técnico. Como já exposto, para essa reprodução ser o mais fiel possível, devemos ser capazes de capturar, pela análise, as mediações fundamentais que dão forma à realidade sobre a qual estamos pesquisando e as negatividades que lhe dão o movimento’’.
Quer fazer parte do nosso grupo de estudo TOTALMENTE GRATUITO? Basta enviar mensagem para (86)99983-9453. Você envia uma mensagem e informa que "QUERO FAZER PARTE DO GRUPO".
De acordo com a autora Borggiani, citada no comando da questão, cita que:
"E aí, nesses espaços nos quais vem imperando a lógica da judicialização das expressões da questão social e da criminalização das parcelas mais subalternizadas da população, o que tem que ser defendido como sendo próprio de nossa intervenção é o estudo social (ver Fávero, 2003). O que é próprio de nossa intervenção é o estudo social, que, a partir de aproximações possíveis, deve buscar reproduzir as determinações que constituem a totalidade sobre a qual somos chamados a emitir um parecer técnico." (p. 436).
Trecho retirado do artigo "Para entender o Serviço Social na área sociojurídica", publicado na Revista Serviço Social e Sociedade, disponível em: https://www.scielo.br/j/sssoc/a/m7fYNtwTngwKyg3N7DWB8yS/?lang=pt&format=pdf
Logo, o gabarito da questão é a letra A.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo