Em arquivologia, qualquer espécie documental pode ser identi...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: MS Prova: CESPE - 2010 - MS - Arquivologista |
Q64379 Arquivologia
Julgue os itens de 19 a 25, que abordam conceitos, teorias e
princípios fundamentais da arquivologia, além de aspectos
relativos a tipologias e suportes documentais.

Em arquivologia, qualquer espécie documental pode ser identificada com base na configuração apresentada pelo documento escrito, definida pela natureza jurídica de seu conteúdo e pela obediência a normas precisas de redação a que tal documento obedece.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: E - Errado

A questão aborda o conceito de espécie documental dentro da área de Arquivologia. A espécie documental refere-se às características formais de um documento, mas não está exclusivamente ligada à natureza jurídica do conteúdo ou à obediência a normas estritas de redação. A espécie documental é determinada principalmente pelo formato que um documento assume no cumprimento de uma atividade, como atas, relatórios, cartas, memorandos, etc.

Identificar uma espécie documental envolve compreender a função do documento e o contexto de sua produção, não apenas a natureza jurídica ou a adesão a normas de redação. É também importante levar em conta que documentos diferentes podem compartilhar a mesma natureza jurídica ou seguir normas similares de redação sem serem da mesma espécie.

Por isso, a afirmação de que qualquer espécie documental pode ser identificada apenas com base na natureza jurídica e na obediência a normas precisas de redação é incorreta. A Arquivologia considera uma série de outros fatores para a classificação e identificação dos documentos, incluindo, mas não se limitando a, sua forma física, função administrativa e contexto de produção.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Em arquivologia, DOCUMENTO significa:

- É o objeto que transpõe uma idéia, pensamento ou acontecimento, ou seja, uma informação.
- Registro de uma informação independentemente da natureza do suporte que a contém.
- É toda informação registrada em um suporte material, suscetível de consulta, estudo prova e pesquisa, pois comprova fatos, fenômenos, formas de vida e pensamentos do homem numa determinada época ou lugar.

 - Não existe previsão de normas rígidas e formais para a informação registrada em suporte material ser considerada documento. Assim, a questão está errada.

 nesta questão trata-se de um conceito fundamental de arquivologia:

*DOCUMENTO: Unidade de registro de informações, qualquer que seja o suporte ou formato.

"Espécie documental é a configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas. A espécie documental diplomática, portando, é a espécie documental que obedece a fórmulas convencionais, em geral estabelecidas pelo direito administrativo ou notarial."

(BELLOTTO; 2006)

Na arquivologia há diversas formas de espécie documental (textual, iconografica, cartografico, informatico, sonoro, filmografica, etc.). Dizer que QUALQUER espécie pode ser escrita faz a questão errada, imagine onde um arquivo sonoro poderá ter algo escrito.

Galera,

Desculpa, mas ainda não vi o embasamento que considera essa alternativa errada. ao meu ver ela está correta pela própria definição de espécie documental. Vcs podem me passar e referência?

Obrigado

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo