O assistente social, na sua ação como perito, deve estar ate...
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
I. toda situação é uma situação a ser descoberta; II. todo processo de perícia social é também um processo de intervenção; III. possibilidade de a perícia social provocar impactos na vida dos sujeitos envolvidos.
Todas corretas. temos sujeitos diferentes com subjetividades diferentes, o processo de perícia é sim interventivo pois você vai intervir sobre determinado assunto e sim, você na sua prática impactará para o bem ou mal na vida de um determinado usuário.
MIOTO, 2001 indica três importantes princípios que devem nortear a ação do perito:
“toda situação é uma situação a ser descoberta”,
“todo processo de perícia social é também um processo de intervenção” e
“as implicações da perícia social na vida dos sujeitos envolvidos” (p. 150-151).
Para a autora, realizar uma perícia social significa: construir um percurso de aproximação a uma determinada situação social num determinado momento da história [...]. Como percurso, se faz ao longo do caminho e depende de vários fatores. Dentre eles apontamos as características da própria situação e dos sujeitos nela envolvidos; a formação profissional do perito, onde se inclui sua competência teórico-metodológica e ética, experiência profissional e a própria trajetória individual; as relações estabelecidas entre o assistente social, a situação social e os sujeitos nela envolvidos; a trajetória institucional e as condições objetivas para a realização da perícia. Por exemplo o tempo e as possibilidades de acesso a sujeitos chaves para o estudo da situação (MIOTO, 2001, p. 152-153)
Pode colocar o link do artigo?
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo