BRITO (2008) realizou um estudo com pais e mães separados n...
BRITO (2008) realizou um estudo com pais e mães separados na primeira fase de sua pesquisa. Os grupos de reflexão, de acordo com a pesquisadora, deveriam ser realizados com pais e mães separados, que poderiam deter ou não a guarda de seus filhos. A pesquisa detectou resultados importantes. Analise as asserções abaixo:
I. Os pais sentiam-se rejeitados quando os filhos não concordavam com a programação elaborada na visitação nos finais de semana.
PORQUE
II. Havia uma preocupação dos pais em aproveitar ao máximo o tempo que passavam com as crianças, o que implicava a elaboração prévia de um intenso roteiro de atividades de lazer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão com calma para entender o raciocínio necessário e chegar à resposta correta.
A alternativa correta é a A - As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Tema da Questão:
A questão aborda um estudo realizado por Brito (2008) sobre pais e mães separados, focando especialmente em suas experiências e sentimentos em relação às visitas aos filhos. Esse tema está relacionado ao campo da Psicologia Jurídica, que explora as dinâmicas familiares, direitos de guarda e a psicologia parental pós-divórcio.
Análise das Asserções:
Asserção I: "Os pais sentiam-se rejeitados quando os filhos não concordavam com a programação elaborada na visitação nos finais de semana."
Essa afirmação é verdadeira, pois é comum que pais separados se sintam rejeitados quando seus esforços para planejar atividades com os filhos não são bem recebidos. Esse sentimento é uma resposta emocional à tentativa de fortalecer o vínculo familiar durante o tempo limitado juntos.
Asserção II: "Havia uma preocupação dos pais em aproveitar ao máximo o tempo que passavam com as crianças, o que implicava a elaboração prévia de um intenso roteiro de atividades de lazer."
Essa afirmação também é verdadeira. É natural que pais separados, preocupados em fazer com que o tempo com os filhos seja significativo, planejem um roteiro de atividades para maximizar a qualidade das visitas.
Justificando a Alternativa Correta:
A alternativa A é correta porque a preocupação em aproveitar ao máximo o tempo com os filhos (II) leva os pais a planejarem roteiros intensos de atividades. Quando esses planos não são aceitos pelos filhos, os pais podem sentir-se rejeitados (I). Assim, a segunda asserção justifica a primeira.
Análise das Alternativas Incorretas:
B - Embora ambas as proposições sejam verdadeiras, a justificativa (II) é diretamente ligada ao sentimento de rejeição (I). Portanto, a alternativa B está incorreta.
C - A asserção II não é falsa, então essa alternativa está incorreta.
D - A asserção I não é falsa; pelo contrário, ela é verdadeira. Portanto, essa alternativa está incorreta.
E - Ambas as asserções são verdadeiras, o que torna essa alternativa incorreta.
Espero que essa explicação tenha ajudado a entender o tema da questão e o motivo pelo qual a alternativa correta é a A. Se tiver mais alguma dúvida ou precisar de mais esclarecimentos, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
De acordo com Brito et al (2010)
"os (pais) que não possuíam a guarda dos filhos deixavam transparecer, certas vezes, dúvidas a respeito de como lidar com as crianças nos dias de visita, ou ainda, de qual papel deveriam exercer. Mostravam-se desapontados com o fato de, regularmente, os filhos preferirem ficar em casa, achando que – ao estilo da expressão pai de fim-de-semana – deveriam cumprir um roteiro de atividades fora do ambiente doméstico com as crianças, sentindo-se rejeitados quando não concordavam com a programação de lazer pré-definida" (p. 817).
-------------------
Gabarito: A
Gab A
Os pais mostravam-se desapontados com o fato de, regularmente, os filhos preferirem ficar em casa, achando que – ao estilo da expressão pai de fim-de-semana – deveriam cumprir um roteiro de atividades fora do ambiente doméstico com as crianças, sentindo-se rejeitados quando não concordavam com a programação de lazer pré-definida"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo