A derivação ventricular externa (DVE) é uma tecnologia em sa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: UFSC Órgão: UFSC Prova: UFSC - 2022 - UFSC - Enfermeiro |
Q1928307 Enfermagem
A derivação ventricular externa (DVE) é uma tecnologia em saúde, utilizada no tratamento de pacientes com patologias neurológicas, em que ocorre a hipertensão intracraniana (HIC). Com relação à DVE, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A DVE permite a monitorização contínua e auxilia na redução da pressão intracraniana (PIC), permitindo a drenagem de líquido cefalorraquidiano (LCR) ou sangue, bem como a administração de medicamentos ou coleta de líquor.
II. Algumas complicações podem acometer os pacientes que utilizam a DVE, como infecção (identificada a partir da presença de hipertermia, hiperemia ou de exsudato/secreção); obstrução do sistema (percebida quando a drenagem de líquor é inferior ao limite mínimo ou a onda da PIC está plana no monitor); excesso de drenagem de líquor, podendo ocasionar hemorragias ou complicações ventriculares ou, ainda, remoção acidental do cateter.
III. Recomenda-se manter a cabeça do paciente em posição neutra alinhada à cervical, para facilitar o retorno venoso, diminuindo a PIC sem interferir no sistema de drenagem da DVE.
IV. A equipe de enfermagem deve estar atenta para quaisquer alterações na coloração do líquor drenado, pois as características são semelhantes, independentemente das patologias clínicas do paciente.
V. A altura do nível de escoamento do líquor, por convenção, corresponde a uma linha horizontal que vai do Forame de Monro até o nível de contrapressão, geralmente entre 10 e 20 cmH2O.
Alternativas