No processo psicodiagnóstico, a psicóloga (o) se depara com...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão sobre a utilização de testes projetivos no processo psicodiagnóstico.
A alternativa correta é: E - As Pirâmides Coloridas de Pfister.
Justificativa da Alternativa Correta:
O teste As Pirâmides Coloridas de Pfister é um teste projetivo amplamente utilizado para avaliação de aspectos da personalidade. Testes projetivos são destinados a revelar traços de personalidade, necessidades, sentimentos e outras características individuais por meio da interpretação de estímulos ambíguos ou vagos.
O teste de Pfister envolve a construção de pirâmides com cubos coloridos e a análise da escolha das cores e da organização dessas pirâmides. Este processo permite ao psicólogo avaliar a personalidade e os estados emocionais do indivíduo de maneira indireta, já que as escolhas feitas no teste são projetivas e não conscientes.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Facet 5: Este é um instrumento de avaliação de personalidade baseado no modelo dos Cinco Grandes Fatores (Big Five). Embora útil para compreender traços de personalidade, não é considerado um teste projetivo, pois se baseia em auto-relatos e questionários.
B - Inventário de Interesses Kuder: Este inventário é utilizado para avaliar interesses vocacionais e profissionais, ajudando na orientação de carreira. Ele não se enquadra na categoria de testes projetivos, pois sua função é específica para interesses e não para projeção de aspectos da personalidade.
C - Gestáltico de Bender: Este teste é utilizado principalmente para avaliar habilidades percepto-motoras e neurológicas. Embora possa fornecer algumas inferências sobre a personalidade, não é um teste projetivo por definição. Seu foco está mais na percepção visual e na coordenação motora.
D - CMMS 2 (Columbia Mental Maturity Scale): Esta escala é usada para avaliar o nível de maturidade mental em crianças. É um teste de desenvolvimento cognitivo e não um teste projetivo.
Conhecer a natureza e o objetivo dos diferentes tipos de testes psicológicos é essencial para a prática da avaliação psicológica. Testes projetivos, como as Pirâmides Coloridas de Pfister, são ferramentas importantes para acessar aspectos mais profundos da personalidade de forma indireta e menos consciente.
Espero que esta explicação tenha ajudado a entender melhor o funcionamento e a aplicação dos testes projetivos no psicodiagnóstico. Caso tenha mais dúvidas, estou à disposição para ajudar!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
As Pirâmides Coloridas de Pfister, publicada pela Casa do Psicólogo, constitui-se em uma reimpressão revisada do manual editado em 2005. O método projetivo, criado por Max Pfister, na década de 1950, na Suíça, é um instrumento que avalia aspectos da personalidade, destacando principalmente a dinâmica afetiva e indicadores relativos a habilidades cognitivas do indivíduo. Pfister não se baseou apenas na relação entre cores e emoção para desenvolver sua técnica, mas utilizou, deliberadamente, a forma geométrica de uma pirâmide, por julgar que assim possibilitaria a composição de variadas configurações, que propiciam uma melhor expressão da dinâmica emocional e o nível de estruturação da personalidade.
O Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister de Max Pfister é uma técnica projetiva que propicia a avaliação dos aspectos de natureza afetivo-emocionais da personalidade de um individuo. Sua utilização é extremamente útil em diversas áreas da psicologia como: clinica, organizacional, educacional e pesquisa.
GAB: E
https://site.cfp.org.br/?evento=teste-piramides-de-pfister-na-avaliacao-da-personalidade-adultos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo