A primeira década do século XXI traz, para a já frágil segur...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1845475 Serviço Social
A primeira década do século XXI traz, para a já frágil seguridade social brasileira, o aprofundamento dos parâmetros de ajuste fiscal iniciados no final do século anterior. A atual pandemia da Covid-19 encontra esse sistema e suas políticas constitutivas desfinanciado e desestruturado. Para responder à crise social pandêmica, a categoria pela qual o Estado enquadra e legitima as iniciativas da sociedade que considera de utilidade pública é o(a):
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Alguém explica essa questão ?

O Neoliberalismo tem uma proposta de terceirização das responsabilidades para os indivíduos e a sociedade - filantropia, terceirizando as responsabilidades de Governo.

Resposta: B

"Por outro lado, considerando a particularidade sócio-histórica brasileira, desvela ainda que, a pandemia exerce uma funcionalidade ideo-política para justificação de medidas um tanto obsoletas, porém muito eficazes, de resgate do projeto burguês (...) a exemplo disso, o chamado ao voluntariado...

http://www.cress-es.org.br/wp-content/uploads/2020/05/1_5028797681548394620.pdf (p.75-76)

"A ação filantrópica é um fenômeno recorrente no século atual, constituindo-se enquanto peça importante na manutenção do sistema neoliberal. Pode advir de ação de organizações sociais do terceiro setor, que corroboram com funções sociais do Estado, como pode ser promovida por instituições que representam o capital financeiro. Entre esses dois extremos, pode-se apreender que a interferência dessas ações fragiliza a motivação em se contrapor aos ordenamentos do Estado moderno."

A relação do Estado com as Políticas Sociais, no contexto do neoliberalismo, é: F.D.P!!! (grava isso)

F: filantropia e focalização

D: descentralização

P: privatização

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo