A contaminação de rios pelo mercúrio na Amazônia é uma preoc...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2236327 Ciências
A contaminação de rios pelo mercúrio na Amazônia é uma preocupação em relação à saúde da população local. O mercúrio, em sua forma orgânica (metilmercúrio), tem as propriedades de bioacumulação e biomagnificação, chegando às populações humanas principalmente via a ingestão de peixes e outros organismos aquáticos contaminados. Uma grande parte desse mercúrio vem dos garimpos ilegais. Na garimpagem, o mercúrio é utilizado para separar o ouro da areia, pois o ouro dissolve-se nesse metal, separando-se da areia. Utilizando-se um fluxo de água, a areia é separada da amálgama formada pelo ouro e mercúrio. Com base nessas informações, é correto afirmar que os garimpeiros separam o ouro da areia pelo método de 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: B - levigação.

Vamos entender o tema abordado na questão e como resolvê-la. A questão trata da contaminação de rios pelo mercúrio na Amazônia, destacando sua forma orgânica, o metilmercúrio, que possui propriedades de bioacumulação e biomagnificação. Esse mercúrio chega às populações humanas principalmente pela ingestão de peixes contaminados.

O enunciado descreve o processo empregado pelos garimpeiros, que utilizam o mercúrio na separação do ouro da areia. Eles aproveitam a propriedade do ouro de se dissolver no mercúrio, formando uma amálgama. Com um fluxo de água, a areia é separada da amálgama de ouro e mercúrio.

A técnica correta para descrever esse processo é a levigação. Esse método consiste em separar materiais de diferentes densidades utilizando uma corrente de água. O ouro (mais denso) se mistura com o mercúrio, enquanto a areia (menos densa) é levada pela água.

Agora vamos analisar as alternativas:

A - flotação: Esse método separa substâncias com base em suas densidades diferentes, mas utiliza bolhas de ar para que partículas menos densas flutuem. Não é o caso descrito na questão.

B - levigação: Correta. Como explicado, a levigação utiliza um fluxo de água para separar materiais de diferentes densidades, neste caso, a amálgama de ouro e mercúrio da areia.

C - dissolução fracionada: Este método separa componentes de uma mistura através da dissolução diferencial em solventes. Não é aplicável ao processo descrito, pois envolve dissolução e não o uso de fluxo de água para separação.

D - decantação: A decantação separa misturas de sólidos e líquidos ou líquidos imiscíveis pela diferença de densidade, permitindo que o componente mais denso se sedimente. Não é o método utilizado pelos garimpeiros na situação descrita.

E - fusão fracionada: Este método é usado para separar substâncias com diferentes pontos de fusão, não sendo adequado para separar ouro da areia utilizando mercúrio.

Compreender essa questão requer familiaridade com métodos de separação de misturas e suas aplicações práticas. A identificação correta do método de levigação é fundamental.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Flotação mistura homogênea usada no tratamento de água em efluentes ( esgoto)

Dissolução fracionada - mistura heterogênea que apenas uma das partes é dissolvida ( ex: Arreia e sal)

Decantação - mistura heterogênea que pode ser usada na estação de tratamento de água.

Fusão fracionada - mistura homogênea é a separação de sólidos de diferentes pontos de ebulição (ex: separação dos componentes do ouro 18 quilates)

A levigação é um método de separação de misturas heterogêneas entre sólidos, baseada na diferença de densidade que existe entre eles, que utiliza uma corrente de líquido para efetuar a separação. Areia, terra, folhas, caules e pedras são um exemplo de mistura heterogênea sólida.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo