Segundo a Portaria nº 3.252/2009, a vigilância em saúde cons...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2016 Banca: CONSULPLAN Órgão: TRF - 2ª REGIÃO
Q1196056 Serviço Social
Segundo a Portaria nº 3.252/2009, a vigilância em saúde constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde. A vigilância em saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde é definida como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito Comentado:

A alternativa correta é a A. Vamos entender por que esta é a resposta certa. A Portaria nº 3.252/2009 estabeleceu diretrizes para a organização da Vigilância em Saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). A questão pede a definição da vigilância em saúde do trabalhador, um campo específico da saúde pública que lida com as relações entre trabalho e saúde.

A vigilância em saúde do trabalhador no SUS implica um conjunto de ações que visam a promoção da saúde e a prevenção de agravos que possam comprometer a saúde dos trabalhadores. Isso inclui a atuação sobre os determinantes sociais da saúde, que são os fatores relacionados às condições de vida e de trabalho, tais como habitação, educação, renda, meio ambiente, entre outros aspectos que podem influenciar o estado de saúde das pessoas.

Na alternativa A, é mencionado o "conjunto de intervenções individuais, coletivas e ambientais responsáveis pela atuação sobre os determinantes sociais da saúde". Isso reflete a essência do que é a vigilância em saúde do trabalhador, pois não se trata apenas de monitorar doenças ou condições de saúde isoladas, mas de entender e intervir nos vários aspectos da vida do trabalhador que podem afetar sua saúde.

As demais alternativas abordam outros aspectos importantes da saúde pública, mas não capturam integralmente o que é a vigilância em saúde do trabalhador conforme definido pela Portaria nº 3.252/2009. Por isso, entendemos que a alternativa A é a que melhor se alinha com a definição da política de saúde do trabalhador no contexto do SUS.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O conjunto de intervenções individuais, coletivas e ambientais responsáveis pela atuação sobre os determinantes sociais da saúde.

GABARITO ERRADO

GABARITO CORRETO: B

A vigilância da saude do trabalhador é definida pela portaria 3.252/2009:

visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

GABARITO ERRADO

Constitui-se de ações de promoção da saúde da população, vigilância, proteção, prevenção e controle das doenças e agravos à saúde, abrangendo:

I – vigilância epidemiológica: vigilância e controle das doenças transmissíveis, não transmissíveis e agravos, como um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos;

II – promoção da saúde: conjunto de intervenções individuais, coletivas e ambientais responsáveis pela atuação sobre os determinantes sociais da saúde;

III – vigilância da situação de saúde: desenvolve ações de monitoramento contínuo do País, Estado, Região, Município ou áreas de abrangência de equipes de atenção à saúde, por estudos e análises que identifiquem e expliquem problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento de saúde mais abrangente;

IV – vigilância em saúde ambiental: conjunto de ações que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde;

V – vigilância da saúde do trabalhador: visa à promoção da saúde e à redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processo produtivos; e

VI – vigilância sanitária: conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços do interesse da saúde, abrangendo o controle de bens de consumo, que direta ou indiretamente se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo, e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.

O QCONCURSOS ESTÁ DE BRINCADEIRA. VÁRIAS QUESTÕES COM GABARITOS ERRADOS.

o gabarito deveria ser a letra B

A Vigilância em saúde do trabalhador (VISAT) é um dos componentes do Sistema Nacional de vigilância em saúde.

É uma importante ferramenta do SUS, para a promoção da saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora, por meio da integração de ações que intervenham nos agravos e seus determinantes decorrentes dos modelos de desenvolvimento e processos produtivos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo