Nina ficou muito feliz por conseguir ingressar no curso de e...
Os efeitos comportamentais associados à ingestão do álcool são
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (7)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: E - fraco julgamento, loquacidade, alteração do humor, agressividade, comprometimento da atenção, amnésia.
Vamos entender por que essa alternativa é a correta.
Quando se trata dos efeitos comportamentais associados à ingestão de álcool, precisamos lembrar que o álcool é uma substância depressora do sistema nervoso central (SNC). Seus efeitos variam conforme a quantidade ingerida, o contexto e a tolerância individual, mas em geral, os efeitos comportamentais mais comuns incluem:
- Fraco julgamento: As habilidades de tomada de decisão e discernimento são prejudicadas.
- Loquacidade: A pessoa pode ficar mais falante e menos inibida.
- Alteração do humor: Mudanças rápidas de humor são comuns, incluindo euforia inicial e, posteriormente, irritabilidade ou depressão.
- Agressividade: O álcool pode diminuir as inibições, levando a comportamentos agressivos.
- Comprometimento da atenção: Há dificuldades em manter o foco e a concentração.
- Amnésia: Em casos de ingestão excessiva, pode ocorrer perda de memória, conhecida como "blackout".
Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:
A - eritema, fraqueza, sede, visão turva, confusão, excitação, delirium, estupor e coma.
Essa alternativa descreve sintomas que podem ocorrer em casos de intoxicação grave por álcool ou outras condições médicas mais sérias. Eritema e sede não são comportamentais e delirium e estupor são sintomas mais avançados de intoxicação.
B - euforia, sensório obnubilado, dano cerebral permanente decorrente de uso continuado por mais de seis meses.
A descrição inclui alguns efeitos comportamentais corretos, como euforia e sensório obnubilado, mas o dano cerebral permanente não é um efeito comportamental imediato da ingestão de álcool, mas sim uma consequência de uso crônico e prolongado.
C - euforia, sonolência, anorexia, impulso sexual diminuído, hipoatividade, alterações da personalidade.
Embora alguns efeitos como euforia e sonolência possam acontecer, anorexia e impulso sexual diminuído não são imediatamente associados ao consumo agudo de álcool. Hipoatividade também não é típica em estágios iniciais de intoxicação alcoólica.
D - alerta, loquacidade, euforia, hiperatividade, irritabilidade, agressividade, agitação, tendências paranoides.
Essa alternativa mistura efeitos do álcool com possíveis efeitos de estimulantes. Alerta e hiperatividade não são efeitos comuns do álcool, que é um depressor do SNC.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Consciência varia na proporção da dose, do alerta ao coma; prejuízo da atenção, desorientação e amnésia podem ocorrer, afeto eufórico ou deprimido, pensamento lentificado, pode ter conteúdos delirantes de grandeza, de ruína ou persecutórios, fraco juízo, agressividade, hipersexualidade, loquacidade ou fala arrastada.
A forma mais grave de abstinência é conhecida como Delirium tremens, com hiperatividade autonômica associada. Essa forma de delirium se caracteriza por alucinações visuais de insetos ou pequenos animais, alucinações táteis, ilusões, ideação paranóide e aceleração psicomotora.
O uso continuado do álcool pode produzir transtornos amnésticos: Síndrome de Wernicke: quadro agudo por deficiência de tiamina: delirium leve, caracterizado por atenção reduzida, perturbação da memória recente com confabulação, insônia ansiosa, medo do escuro, nistagmo, ataxia e oculoplegia. Síndrome de Korsakoff: deficiência crônica de tiamina, gerando amnésia com confabulação e desorientação.
Fonte: http://www.psiquiatriageral.com.br/psicopatologia/sindromealcool.htm
http://www.saudetotal.com.br/artigos/drogadependencia/efeitos.asp
Gab E
Efeitos comportamentais associados à ingestão de álcool
Consciência varia na proporção da dose, do alerta ao coma; prejuízo da atenção, desorientação e amnésia podem ocorrer, afeto eufórico ou deprimido, pensamento lentificado, pode ter conteúdos delirantes de grandeza, de ruína ou persecutórios, fraco juízo, agressividade, hipersexualidade, loquacidade ou fala arrastada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo