Considerando o artigo “Diagnóstico e Nexo com Trabalho”, de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2018 - UFMG - Assistente Social |
Q888951 Serviço Social

Considerando o artigo “Diagnóstico e Nexo com Trabalho”, de Sílvia Rodrigues Jardim, Andréa Ramos e Débora Miriam Raab Glina, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas.


( ) O médico é o único profissional com instrumentos à mão que permitem reconhecer a precocidade de agravos relacionados ao trabalho. Outros profissionais cuja atenção está voltada às relações que cercam condições de trabalho / riscos de adoecimento, tais como o serviço social, a psicologia, a enfermagem, a engenharia de segurança e o direito do trabalho nada podem fazer.

( ) O estabelecimento da relação causal entre agravos à saúde mental e o trabalho é objeto de questionamentos entre os diferentes profissionais vinculados aos serviços de saúde, aos órgãos previdenciários, aos sindicatos e aos serviços de medicina e segurança do trabalho das empresas.

( ) O trabalho está entre os fatores psicossociais de risco capazes de influenciar o desenvolvimento da dependência do álcool e suas manifestações. O álcool apresenta efeitos farmacológicos popularmente conhecidos e utilizados: é calmante, euforizante, estimulante, relaxante, indutor do sono, anestésico e antisséptico.

( ) As decepções sucessivas em situações de trabalho frustrantes, as perdas acumuladas ao longo dos anos de trabalho, as exigências excessivas de desempenho cada vez maior, geradas pelo excesso de competição, implicando em ameaça permanente de perda do lugar na hierarquia da empresa, e a perda efetiva da posição ocupada ou do posto de trabalho, no caso de demissão, podem determinar depressões mais ou menos graves, mais ou menos protraídas.


Assinale a opção que contém a sequência CORRETA:

Alternativas