Com referência ao Estado contemporâneo, julgue o item subs...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q536354 Ciência Política

Com referência ao Estado contemporâneo, julgue o item subsequente.


A alegação manejada para justificar a ascensão dos regimes totalitários, como, por exemplo, o fascismo totalitarista, está posta no declínio do sistema liberal burguês.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é: C - certo

Para entender melhor o tema da questão, é importante fazer uma contextualização histórica e teórica sobre o Estado contemporâneo e os regimes totalitários.

O enunciado da questão afirma que a ascensão dos regimes totalitários, como o fascismo, é justificada pelo declínio do sistema liberal burguês. Esta afirmação está correta.

Vamos entender por quê:

No início do século XX, especialmente após a Primeira Guerra Mundial, muitos países enfrentaram crises econômicas, sociais e políticas. O sistema liberal burguês, que se fundamenta em princípios como a democracia representativa, a economia de mercado e os direitos individuais, começou a ser questionado.

Essa crise do liberalismo burguês, agravada pela Grande Depressão de 1929, criou um ambiente propício para o surgimento de ideologias que ofereciam alternativas radicais à democracia liberal e ao capitalismo. Foi nesse contexto que regimes totalitários, como o fascismo na Itália e o nazismo na Alemanha, ganharam força. Esses regimes prometiam estabilidade, ordem e soluções rápidas para os problemas sociais e econômicos, muitas vezes através de um governo autoritário e centralizado.

Justificação da alternativa correta (C): A alegação de que o declínio do sistema liberal burguês justificou a ascensão dos regimes totalitários é correta porque historicamente houve uma correlação clara entre a crise do liberalismo e a emergência de regimes autoritários que prometiam uma alternativa às falhas percebidas do liberalismo.

Explicação das alternativas incorretas: Não há alternativas incorretas a serem explicadas aqui, pois a questão foi formulada como um julgamento de certo ou errado em relação a uma única afirmação.

Espero que essa explicação tenha ajudado a clarificar o tema. Se tiver mais dúvidas ou precisar de mais informações, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Isso mesmo! O fascismo surgiu na Itália entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (1919-1939) e teve como líder Benito Mussolini, influenciando polticamente diversos países europeus.

 

✍️ É um regime totalitário (acreditavam que a nação devia ficar sob o comando de um único líder e que todos os aspectos da vida pública e privada deveriam ser regulamentados pelo Estado).

 

☝️ De fato, o “pano de fundo” disso tudo foi a o declínio liberalismo e a crença de que o comércio internacional não seria mais eficaz para se ter acesso aos recursos necessários.

 

Por isso, solução foi a busca por domínio de territórios que possuíssem esses recursos, por meio da guerra.

 

Segundo o próprio Mussolini o fascismo é “definitivamente e absolutamente oposto às doutrinas liberais, igualmente na esfera política e econômica”.

 

A afirmativa está, portanto, correta.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo