Já passava da 1 h de segunda-feira, 13, quando um paciente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1836547 Atualidades
Já passava da 1 h de segunda-feira, 13, quando um paciente diagnosticado com o novo coronavírus foi entubado em um respirador artificial no Centro Médico Dr. Genésio Rego em São Luís, capital do Maranhão. O procedimento foi motivo de aplausos por parte de médicos e enfermeiros. O equipamento havia chegado apenas quatro horas antes, sob chuva, ao aeroporto Marechal Cunha Machado, em uma operação cinematográfica. (Exame. https://bitlybr.com/ZFFQ8vtD. Publicado em 17.04.2020. Adaptado) O texto se refere a uma operação
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Sistema de Saúde do Governo do Estado do Maranhão estava à beira de um colapso com a falta de respiradores. O governador do Estado do Maranhão já havia tentado conseguir respiradores em outros três momentos. No primeiro momento, os Estados Unidos atravessaram o negócio oferecendo mais dinheiro à empresa na China. Depois, a Alemanha fez o mesmo com o governo maranhense. Por fim, o governo federal utilizando-se da prerrogativa da lei 13970/2020 requisitou a produção de respiradores. 

Os respiradores que chegaram ao Maranhão foram comprados com o dinheiro de doações dos empresários maranhenses O texto da questão se refere à comemoração dos enfermeiros e médicos com a chegada dos respiradores. Entretanto, para eles chegarem ao Maranhão foi preciso uma operação cinematográfica. O dinheiro dos empresários foi enviado diretamente para o grupo importador. Foi traçado um plano estratégico para que os respiradores fossem “escoltados" não correndo risco de confisco por parte de nenhum governo. A rota foi desenhada para passar pela África até chegar ao Estado do Maranhão. 

Esta questão envolve assuntos da emergência de saúde pública em função da Covid-19 no Estado do Maranhão acompanhados pela mídia. 

A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a operação mencionada no texto não teve o apoio do governo federal. A Receita Federal havia confiscado para o Ministério da Saúde os respiradores que haviam sido comprados anteriormente pelo Governo do Estado do Maranhão.

B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. O governo do Maranhão tinha a intenção de comprar os respiradores e fazer com que eles chegassem ao Estado. Em tentativas anteriores, os respiradores foram requisitados pelos Estados Unidos, Alemanha e o próprio governo brasileiro.

C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta. A Alemanha ofereceu valores mais altos à fábrica de respiradores comprando os equipamentos que haviam sido encomendados pelo Maranhão. 

D) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta uma vez que pois os Estados Unidos foram os primeiros a atravessar a compra dos respiradores pelo Estado do Maranhão oferecendo um valor mais alto nos equipamentos. Dessa forma, os respiradores destinados ao Maranhão foram para os Estados Unidos. 

E) CORRETA – Esta afirmativa está correta. Empresários maranhenses doaram dinheiro para a compra dos respiradores. E, a compra foi realizada antes do dinheiro ir para os cofres públicos. Para evitar o confisco dos equipamentos foi traçado um plano estratégico via Etiópia. 

Gabarito do Professor: Letra E.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

realizada pelo governo do Maranhão com o apoio de empresários locais para a compra de respiradores de uma fábrica chinesa.

Só me lembrei pq o Gustavo Lima e outros famosos ajudaram a cidade com respiradores e oxigênios ( não sei bem se é exatamente essa notícia)

https://exame.com/brasil/a-operacao-de-guerra-no-maranhao-para-driblar-a-receita-e-ter-respiradores/

"Além de arcar com os custos da aquisição, os empresários maranhenses tiveram papel decisivo na logística da operação. O governo calculou que se fosse cumprir todas as exigências legais e burocráticas demoraria três meses para adquirir os respiradores. Até lá o sistema de saúde estadual entraria em colapso."

Fonte: https://exame.com/brasil/a-operacao-de-guerra-no-maranhao-para-driblar-a-receita-e-ter-respiradores/.

Tanta matéria relevante a Vunesp vem com essa da EXAME, aí fica difícil porque não pergunta quem são membros do Consórcio Nordeste O Maranhão decidiu trabalhar sozinho porque não aceita as orientação do Governo Federal o Governador é o Flavio Dino do PCdoB não precisa falar mais nada, até perguntas para concursos tem esquerda aí fica difícil imagina o ambiente de trabalho

GABARITO - E

Pacientes em Manaus ficaram sem oxigênio depois que estoque de empresas fornecedoras acabou. 'É como um afogamento, matar um indivíduo com um travesseiro na cara', diz médico ouvido pelo G1.

A falta de oxigênio nos hospitais de Manaus levou a cidade a um cenário de caos: com recordes nos casos de Covid, a cidade precisou enviar pacientes que dependiam dele para outros 6 estados. Parentes de pessoas internadas tiveram que comprar cilindros com o gás por conta própria.

Bons estudos!!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo